As missas as comunidades de Gaspar seguem suspensas, pelo menos, até o dia 3 de maio. Isso é anunciou a Diocese de Blumenau em comunicado oficial emitido na tarde de quarta-feira, dia 22. De acordo com informações do bispo Dom Rafael Biernaski, é prudente neste momento continuar transmitindo as missas de forma online, sem a presença do público.
A determinação segue orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho de Presbíteros da Diocese de Blumenau.
Confira a nota completa:
"Aos Fiéis Católicos.
A Paz do Cristo Ressuscitado esteja com todos vós, causando em vossos corações imensa alegria e dispondo-vos à esperança que nunca decepciona.
CONSIDERANDO a Portaria No. 254, de 20/04/2020, da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina;
CONSIDERANDO as Orientações da CNBB Nacional e Regional;
CONSIDERANDO o parecer do Conselho de Presbíteros da Diocese de Blumenau,
esclarecemos:
- Somos discípulos de Jesus Cristo. "Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância" (Jo 10, 10). A Santa Igreja Católica não tem autonomia para pensar ou agir
diferente. A vida humana, a vida de todas as pessoas, em seu sentido pleno, é o maior valor. O cuidado e a defesa da vida é a mais importante missão dada a nós por Nosso Senhor;
- As medidas restritivas, como a quarentena, evitando aglomerações de pessoas, desacelerou o avanço da COVID-19. Entendemos que ainda não temos segurança (vacina, tratamento 100% eficiente, estrutura hospitalar à disposição de toda a população) para expor os nossos fiéis;
- As justas medidas de segurança impostas pelo Estado, expõe a nossa dificuldade e incapacidade em colocá-las em prática e o não cumprimento comporta penalidades previstas por lei, o que é justo.
Diante do exposto acima, pedimos aos nossos fiéis que tenham paciência e continuem unidos num só coração e numa só alma, vivendo a Fé com humildade, obediência e responsabilidade, como, de maneira exemplar, tem sido feito até o presente. ENTENDEMOS QUE É PRUDENTE CONTINUAR COMO ESTAMOS. Continuam em vigor as orientações que já foram dadas, isto é, SEM MISSAS PRESENCIAIS, até o dia 03 de maio de 2020.
Blumenau, 22 de abril de 2020"
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).