Ministério do Trabalho analisa projeto de inclusão de jovens - Jornal Cruzeiro do Vale

Ministério do Trabalho analisa projeto de inclusão de jovens

03/10/2008

41PQ.jpgO projeto que prevê a criação de oportunidades profissionais aos adolescentes gasparenses com idade entre 14 e 18 anos será analisado pelo Ministério do Trabalho, em Florianópolis. Batizado de "Programa Adolescente Aprendiz", o projeto foi encaminhado à capital do Estado após a reunião do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente, CMDCA, realizada na última terça-feira, 30 de setembro.
O projeto é de alta complexidade e estimula as empresas a criarem vagas de trabalho para adolescentes na condição de aprendizes. Aqueles que ocuparem as vagas criadas precisarão se manter na escola e todo adolescente receberá acompanhamento no decorrer do aprendizado na empresa, tendo que cumprir as responsabilidades da ocupação.
Também será garantida a formação prática e teórica na área administrativa.
O "Adolescente Aprendiz" é resultado de inúmeras ações que vem sendo realizadas desde o ano passado e efetivadas a partir de fevereiro deste ano pela Equipe Técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social. Entre estas ações estão o contato com empresas, estudos técnicos, visitas a entidades em outros municípios que já possuem o programa, viabilização de parcerias e estruturação do curso de formação.
O programa foi elaborado pelas assistentes sociais Eloíza Probst e Marina Elisa Planca da Silva e coordenado pela educadora Social Joicemara Muller Pereira, sendo também protocolado no Conselho de Assistência Social.
A secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Pontes, explica que o programa irá identificar as famílias do município de Gaspar que, por sua situação de vulnerabilidade social, recorrem à atividade econômica de seus filhos adolescentes para a manutenção familiar. "Os adolescentes serão encaminhados e acompanhados durante todo o processo", acrescenta.
O "Adolescente Aprendiz" também inclui orientações nas famílias e escolas, inibindo o trabalho infantil. "A implantação do programa será responsável por um grande desenvolvimento em nossa cidade", finaliza a secretária.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.