Ministério da Saúde confirma terceiro caso de coronavírus no Brasil - Jornal Cruzeiro do Vale

Ministério da Saúde confirma terceiro caso de coronavírus no Brasil

04/03/2020
Ministério da Saúde confirma terceiro caso de coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira, dia 4 de março, o terceiro caso do novo coronavírus no Brasil. Com a atualização, o pais possui ainda um caso aguardando contraprova, 531 casos suspeitos e 315 casos descartados.

Casos confirmados:

Primeiro caso: um homem de 61 anos, que esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Após retornar para São Paulo no dia 21 de fevereiro, apresentou sinais compatíveis com a doença.

Segundo caso: um homem de 32 anos, que esteve na Itália e retornou ao Brasil no dia 27 de fevereiro.

Terceiro caso: um homem de 46 anos, morador de São Paulo, que viajou no início de fevereiro para a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

Contraprova

O Ministério da Saúde acompanha o caso de um paciente de 13 anos que viajou para Portugal e Itália. Ele foi submetido a um procedimento cirúrgico na Itália para corrigir a ruptura de um ligamento. Ao voltar para São Paulo, mesmo sem sintomas, foi submetido a um teste em laboratório privado, que teve resultado positivo. Ele aguarda contraprova.

Santa Catarina

Em Santa Catarina existem 43 casos suspeitos de coronavírus. Na lista de cidades monitoradas, a mais próxima de Gaspar é Blumenau, com dois casos. Brusque estava na lista com um paciente, mas a suspeita foi descartads na tarde de quarta-feira, dia 4 de março.

O estado apresenta o maior número de casos suspeitos em Florianópolis: 12. Em seguida, se destaca Joinville, com 7. Balneário Camboriú, Itajaí e São José registraram 3 pacientes. Assim como Blumenau, os municípios de Chapecó, Itapema e São Bento do Sul estão monitorando duas pessoas. Ainda existe uma suspeita nas cidades de Brusque, Concórdia, Criciúma, Pouso Redondo, São João Batista, Tijucas e Canelinha.

Orientações

- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Não realizar deslocamentos enquanto estiver doente;
- Em caso de viagem aos locais com casos de coronavírus, evitar contato com pessoas doentes e animais (vivos ou mortos).

 

 

Edição 1941
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.