Centenas de jovens deverão comparecer na Sociedade Recreativa Alvorada na tarde de hoje, terça-feira, para fazer o juramento à bandeira. A ação é parte integrante do processo de emissão do Certificado de Dispensa de Incorporação.
Na ocasião, os jovens aprenderão comandos básicos que serão repassados por oficiais do Exército e, após cantarem o Hino da Bandeira e o Hino Nacional, farão o juramento.
Após, recebem um documento que comprova o cumprimento das obrigações militares. Os jovens que não comparecerem na data, precisarão procurar a Junta Militar e pagar uma pequena multa para realizar o alistamento. Estes farão o juramento em separado e serão considerados refratários.
O Exército dispensa todos os alistados por excesso de contingente em Gaspar. Há alguns anos, os jovens eram encaminhados para o 23º Batalhão de Infantaria, em Blumenau. Hoje cerca de 200 recrutas são chamados, número que preenche todas as vagas disponíveis na região. O período do Serviço Militar inicial é de 12 meses, mas há possibilidade de redução ou aumento do tempo.
Caso o Brasil entre em guerra, todos os dispensados por excesso de contingente, até 45 anos, serão convocados.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).