Índios da tribo Kaingang oferecem plantas e ervas medicinais - Jornal Cruzeiro do Vale

Índios da tribo Kaingang oferecem plantas e ervas medicinais

01/10/2010

fotopg6abreMD.jpgA sabedoria popular está repleta de receitas de chás e uso de plantas com fins medicinais para curar ou ajudar no tratamento de algum mal. Os trabalhos podem ser feitos com ervas, cipós, folhas, raízes e outros produtos naturais oferecidos por índios de uma tribo Kaingang, do Rio Grande do Sul, pelo Brasil a fora. Eles vendem as plantas medicinais e ensinam como deve ser feito o preparo dos remédios. Em Gaspar desde o início desta semana, os indígenas estão alojados em um terreno localizado à beira da Rodovia Francisco Mastela.

Vindos da reserva indígena de Miraguaí, eles já passaram por diversos estados do Brasil levando um pouco do conhecimento que possuem sobre a natureza das plantas. ?Isso faz parte da cultura indígena, nosso conhecimento passa de geração em geração e não queremos deixar isso morrer?, afirmou um dos integrantes do grupo, Cláudio Galvão, de 31 anos.

Ele é sobrinho do chefe da tribo, Ido Galvão, que faz suas andanças pelo país há cerca de 25 anos. Eles possuem mais de 90 tipos de plantas e raízes. Cláudio comenta que no ano de 2007 chegaram até a receber um convite de um médico português para ir até seu país passar um pouco de seus ensinamentos para os europeus. ?Não fomos porque não conhecemos o país e também porque a FUNAI não aprovou?.

Os indígenas costumam passar nas casas das pessoas oferecendo os artigos naturais e ensinando sobre o poder de cada um para a cura de doenças e problemas do corpo humano. Porém, Cláudio convida a comunidade para ir visitá-los em seu acampamento, que eles estarão esperando de braços abertos. No grupo de 25 pessoas estão incluídas várias crianças, que participam das constantes migrações. Matricular as crianças na escola é algo impossível, pois ficam apenas cerca de 20 dias em cada município, então a mulher de Cláudio, que não é indígena e é professora, fica responsável pela educação dos pequenos em idade escolar.

Entre os artigos mais vendidos, o primeiro lugar fica com a ?batata de negro?, um tubérculo que age contra a impotência sexual e funciona como um Viagra natural.

Cláudio diz que a batata ajuda a combater o estresse que causa aos homens este problema. Os outros dois campeões de vendas são o ?cipó-macaco?, que ajuda no tratamento da diabetes, a castanha da Índia, que entre outros usos, é utilizada por quem tem bronquite.


Pesquisas revelam que 80% da população mundial utiliza ervas medicinais quando sente sintomas de doenças ou dor

Quem nunca tomou um chá de camomila para se acalmar ou então de guaco durante uma gripe forte? Não é a toa que estes chás estão incluídos entre as diversas plantas que são famosas por seu poder medicinal, eles provam sua eficácia, e já foi comprovado o bem que fazem para o organismo. Em entrevista à revista Época, o Dr. Dráuzio Varella, responsável por um quadro que aborda a questão do poder das plantas em um canal televisivo, comentou que o problema é que os brasileiros gostam de pensar que tudo que é natural é benéfico, o que não é verdade, pois a natureza também possui venenos poderosos.

 Universidades e indústrias farmacêuticas estudam todos os dias o poder que as plantas possuem, tanto para o benefício do ser humano quanto para o mal. ?Nós, brasileiros (...) temos medo dos efeitos colaterais dos remédios, mas não nos preocupamos em saber se chazinhos ou cápsulas naturais causam reações indesejáveis?, justifica. No entanto, as plantas medicinais ou seus princípios ativos (fitoterápicos) estão na base da maioria dos remédios vendidos em farmácias.


Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, 60% da população mundial utiliza medicamentos tradicionais ? chás e produtos à base de plantas ? baseados em uma história de utilização prolongada, com frequência milenar. Dados da mesma instituição mostram que cerca de 80% de toda a população mundial costuma utilizar ervas medicinais quando sentem algum sintoma ou dor. Deste número, ao menos 30% fazem isso por recomendação médica.

Entre toda a diversidade de plantas brasileiras, uma das mais famosas é a babosa, que é extremamente conhecida internacionalmente. Ela é utilizada para casos de acne, amenorréia, artrite, caspa, cicatrizes, constipação, feridas, heras-venenosas, herpes, queimaduras, queimaduras causadas pelo sol, entre outros.

 

edição 1234

Comentários

isabella muffile
22/05/2019 13:57
Oi eu sou isabella muffile de barcelona espanha,, eu estou dando um testemunho sobre o Dr. Wise o grande Herbalist, ele tem a cura para todas as formas de doenças, ele curou meu vírus HIV / AIDS de 5 anos, embora eu passei por Eu vi diferentes testemunhos sobre diferentes lançadores de feitiços e fitoterapeutas, eu fiquei como: "Muitas pessoas têm a cura do HIV, por que as pessoas ainda sofrem com isso?" Pensei nisso, então eu contatei o Dr. Wise via e-mail (drwisehivhealinghome @ gmail .com ou imo, eu não acreditei muito nele, eu só queria dar a ele um Trier, ele respondeu meu e-mail e precisava de algumas informações sobre mim e também me pediu para fazer um pagamento para o medicamento. ele preparou (CURE ) e enviou para mim através de um serviço de Courier, tomei o medicamento conforme prescrito por ele e fiz check-up duas semanas depois de terminar o medicamento, fui testado HIV negativo, se você é HIV positivo ou qualquer outra doença terminal incluindo Câncer e herpes não perdem mais tempo. Contate-o via: drwise hivhealinghome@gmail.com, imo ou + 2349063191711
Eu garanto que você será o próximo a dar depoimento sobre este grande curador quando você contatá-lo.
Você pode me adicionar no facebook: isabella muffile
maria john
12/09/2018 11:59
Meu nome é maria john eu sou do Canadá. Eu decidi compartilhar meu testemunho de vida neste fórum porque eu sei que muitas pessoas terão o mesmo problema que você está achando difícil de resolver. Estou doente há mais de 2 anos. Eu fui a tantos hospitais e não consegui encontrar a solução para minha doença. Decidi discutir meu problema com minha amiga, a Sra. Cynthia. ela me apresenta a um poderoso Dr. Eu nunca acredito que eu poderia ser curado tão rápido, ela me deu o email do Doutor espiritual pelo nome Dr Wise. Eu entrei em contato com ele via e-mail: drwisehivhealinghome@gmail.com eu entrei em contato com ele e ele me assegurou que ele vai me ajudar a curar a doença. ele me instruiu sobre o que fazer e eu obedeci a ele. para minha maior surpresa, eu fui curado em 14 dias. Eu tenho a promessa de anunciar ao mundo o grande trabalho feito para mim pelo Dr. sábio. Se você tem alguma doença que você precisa curar tão rápido quanto você pensa. gostaria de aconselhá-lo a entrar em contato com Dr sábio via e-mail
drwisehivhealinghome@gmail.com ou seu número de telefone WhatsApp +2349063191711 ele irá ajudá-lo a curar sua doença do jeito que ele me ajuda.
jessica fredick
05/06/2018 09:20
Oi a todos, eu sou jessica fredick eu sou de Dilaware, EUA Carlifonia.i estou divulgando este incrível testemunho da minha vida neste fórum eu sei que muitas pessoas ainda estão tendo esses problemas e procurando a mesma solução.eu estava sofrendo de HIV para dois anos. eu visitei médicos e estive em muitos lugares para que eu possa ter uma cura permanente, mas nunca dá certo e quase desisto de mim mesma. Eu quase a perdi até que eu vi um testemunho incrível sobre dr. sábio como ele curou pessoas infectadas com o HIV eu estava duvidando de qualquer forma, mas eu decidi experimentá-lo e contatá-lo. lá estou agora, graças ao médico sábio para curar meu HIV parmanetly.now eu estou perfeitamente bem e eu Se você também pode contatá-lo hoje e ficar curado. Você também pode compartilhar uma timidez um dia. Aqui está o contato dele (drwisehivhealinghome@gmail.com) (+2349063191711) você também pode contatá-lo no whatapp
Sueli
16/02/2014 09:21
Já tomei o remédio dele me senti muito a diabetes estava em níveis normais mas agora não encontro mas alguem sabe o que devo fazer?
cecilia werner
04/10/2010 16:47
realmente não se deve tomar já de ervas sem ter conhecimento e esames resentes das doenças se o enfeito for contrario poderá agravar ainda mais os sintomas e o quadro clinico
Eloisa
01/10/2010 09:36
Eles não estão aqui para vender produtos naturais ou para "ensinar" a população no uso de plantas.Quem mora próximo ao local onde eles estão alojados,sabe que essa não é a intenção dessas pessoas. E como eles tem a coragem de deixar essas crianças por ai pedindo dinheiro,mentindo que pagam aluguel e precisam de dinheiro para pagar a conta de luz? e em qual momento essas crianças são alfabetizadas? se todo momento elas estão na rua com suas mães chingando quem não dá uma moeda a eles?peço desculpas ao jornal,mas esta matéria está equivocada.Essa matéria que o jornal traz não está mostrando o que realmente é ... e ainda ,está amenizando o fato dessas pessoas muitas vezes,pertubarem o sossego de quem passa! E o fato dessas crianças andarem por ai todas sujas,e com as camisas cortadas(não rasgadas) as camisas são cortadas com a tesoura mesmo !! Acredito que esta situação deveria ser reanalisada,e investigada !
Obrigada pelo espaço.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.