O soar do sino pode ser ouvido de longe e expõe a força do catolicismo. A estrutura imponente manifesta, além de beleza, fatos históricos. Essas características remetem à Igreja São Pio X, um dos maiores atrativos turísticos de Ilhota, localizado no alto de uma colina, bem no Centro da cidade. Pintada nas cores branco e azul, a igreja chama a atenção pela simplicidade e também pelo capricho com que é mantida.
Há quatro anos, o padre Idonizete Krueger é quem reza as missas no local e administra as sete comunidades que integram a paróquia. “Minha história no município começou em 2010, quando passei a cuidar da Igreja Nossa Senhora da Glória, no bairro Braço do Baú. Fui chamado para comandar o trabalho de recuperação junto dos atingidos pela tragédia de 2008. Em 2014, o bispo da diocese pediu que eu fosse para o Centro”, conta.
Ele afirma que suas prioridades enquanto representante da igreja matriz é a formação pastoral continuada. “Depois que assumi essa responsabilidade, consegui instalar 47 grupos de reflexão no município. É notória a vontade do cristão de se aproximar cada vez mais de Deus. Esse fato não pode ser ignorado, deve ser estimulado”, diz Idonizete, afirmando que a fé é e sempre será o principal pilar da igreja.
Construída em 1939 pelo trabalho voluntário da comunidade ilhotense, a Igreja São Pio X possui uma arquitetura única e irreverente. Agora, os trabalhos são para mante-la cada vez mais bonita, preservado sua essência. “Toda a parte interna foi revitalizada de acordo com a obra original. Nós, além de mantermos o altar grande, também retornamos com a tradição do altar mais alto, no fundo da igreja, onde o padre rezava a missa de costas. Tudo isso para resgatar a história da cidade”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).