A Festa de Santa Clara, que acontece de 11 a 14 de agosto no bairro Poço Grande, em Gaspar, teve início com igreja lotada. Na noite de quinta-feira, dia 11 de agosto, dezenas de pessoas participaram da missa celebrada pelo frei José Lino Lückmann, que foi especialmente convidado para abrir a programação porque idealizou a Comunidade Santa Clara em Gaspar no ano de 1989.
Logo após a missa, os festejos populares aconteceram com a Noite da Sopa e venda de bebidas, pasteis, bolos, cucas e pães.
Clique AQUI e confira as fotos da primeira noite de festa de Santa Clara.
A quinta-feira, dia 11 de agosto, Dia de Santa |
|
Sexta-feira, 12/08 |
|
Sábado, 13/08 |
|
Domingo, dia 14/08 |
O salão da Comunidade Santa Clara está preparado para receber a todos durante os dias de festejos populares. Mas, para que haja ainda mais conforto, assim como acontece tradicionalmente, diversas tendas foram montadas na extensão da rua João Maria Scheidt.
A programação festiva já foi aberta na quinta-feira, quando aconteceu a noite da sopa. O completo serviço de bar e cozinha segue nesta sexta, sábado e domingo com venda de bebidas, churrasco, bolo e pastel e atrações como roda da fortuna e roda dos animais.
Uma ótima opção para o domingo de Dia dos Pais é levar a família inteira para almoçar na Comunidade Santa Clara. Além do delicioso churrasco de igreja, o almoço terá outras opções, como buffet, costela e kit carnes no espeto. “Nas datas comemorativas, muitas famílias gostam de almoçar fora. E a festa de Santa Clara é sempre um local muito escolhido no Dia dos Pais. Por isso, estamos preparando um almoço delicioso para que todos desfrutem momentos de alegria e confraternização”, disse o coordenador Gilberto Schmitt.
As atrações musicais prometem levar centenas de pessoas até a Comunidade Santa Clara. No sábado, o Festival Sertanejo inicia às 23h e a animação fica por conta de Léo e Dudu; Israel Lucero (vencedor do Idolos); e Osmar Caetano. Já no domingo, o baile com a Banda Extratos inicia às 16h. Em ambos, a entrada será franca.
A Festa de Santa Clara é feita por voluntários. São moradores do bairro que doam seu tempo para colaborar e ver a comunidade crescer. “Nossa diretoria é muito unida e tem várias ideias que movimentam a igreja. Mas temos também muitos membros da comunidade que se voluntariam e se dedicam no período da festa. Somos uma equipe e tenho certeza de que será um grande evento graças ao empenho de todos”, afirma Natalino da Silva, vice-coordenador da comunidade.
Para que tudo saia como planejado, a festa é dividida em diversos grupos. Há aqueles que cuidam da parte litúrgica; os que ficam na cozinha preparando as delícias que serão vendidas; aqueles que atendem o público nos caixas e servindo bebidas e comidas; os que animam vendendo roda da fortuna e roda dos animais; e muitos outros grupos. Não importa o setor em que o voluntário se encontra, a sua colaboração é essencial para que tudo aconteça dentro do esperado.
Fortalecer o lado espiritual da Comunidade Santa Clara é o principal objetivo da diretoria que está à frente da comunidade. Por isso, mais um grande projeto está sendo desenvolvido: o Centro de Evangelização Santa Clara.
Uma linda construção feita em um andar, com colunas redondas e varanda que lembram a estrutura da igreja, será iniciada em agosto. O projeto foi uma doação de Minuzzi Engenharia e já está pronto. O Centro de Evangelização vai abrigar salas de catequese, auditório, sala de reunião e secretaria. “Hoje, nossas crianças têm aula de catequese dentro de salas na igreja e nossas reuniões são feitas dentro do salão. Queremos proporcionar mais qualidade e dar mais conforto para as famílias. Esse é um projeto pensado no presente e no futuro, e tenho certeza de que vai ficar muito lindo”.
Em novembro do ano passado, a Comunidade Santa Clara inaugurou a Porciúncula de São Francisco. Trata-se de uma ‘pequena igreja’ construída ao lado da capela Santa Clara e que proporciona à comunidade um local ainda mais aconchegante para os momentos de reflexão.
Outra obra de encher os olhos é a construção do muro que cerca a Igreja de Santa Clara. A obra foi realizada graças aos eventos realizados pela comunidade, colaboração e doações de empresários.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).