Igreja Assembleia de Deus comemora seus 100 anos de atuação no Brasil - Jornal Cruzeiro do Vale

Igreja Assembleia de Deus comemora seus 100 anos de atuação no Brasil

14/06/2011

fotopg11abreeMD.jpgO centenário é sem dúvida alguma um marco a ser comemorado. Chegar aos cem anos de existência, seja de uma instituição, empresa ou igreja, não é tarefa fácil, e exige persistência e confiança em seus atos. No dia 18 de junho, data em que irá completar 100 anos, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus prova a consistência da fé de seus fiéis e o fortalecimento da religião ao longo dos anos. Em Gaspar o crescimento do número de fiéis é visível até mesmo pela grande quantidade de templos distribuídos pela cidade, um total de 18 igrejas que abrigam os cultos e outros programas desenvolvidos pelos pastores e fiéis.

Para o pastor e presidente da Assembléia de Deus de Gaspar, Oséias Morlo, é uma honra participar das comemorações do centenário. ?Há quase 100 anos, a providência Divina trouxe para o Brasil  dois homens e suas famílias, que cheios do Espírito Santo, pregaram a mensagem pentecostal. Através destes dois homens de Deus nasceu a maior igreja pentecostal do Brasil, a Assembléia de Deus, que tem pregado que Jesus salva, cura, batiza com Espírito Santo e em breve voltará?.

O pastor afirma se recordar das várias vezes em que houve perseguição e incompreensão contra a fé os membros da igreja e que ainda assim transmitia a palavra de Jesus nestes tempos chamados por ele de ?trabalhosos?, mas que hoje o que se colhe são frutos de um evangelismo pacífico e respeitoso na nação.

A Assembleia de Deus de Gaspar conta com vários grupos divididos por idade ou sexo, que se unem para crescimento espiritual e trabalho social. Entre estes grupos estão a União Feminina da Assembléia de Deus de Gaspar, que realiza trabalhos de capacitação e assistência social, a União dos Adolescentes da Assembléia de Deus de Gaspar, que participa de escola de música e tem tardes ativas, o Círculo de Oração Masculino, grupo Infantil e grupo da Melhor Idade. ?Há muitos anos, que as Assembléias de Deus em Gaspar têm feito a diferença em uma sociedade que diariamente perde os referenciais de ética, integridade, vida espiritual e moral. Deus nos chamou para ser sal e luz, e temos obedecido este chamado com poder e autoridade?, declarou o pastor Oséias.


fotopg11boxhistriaMD.jpgComo tudo começou

A história da Assembléia de Deus no Brasil teve início, na verdade, em Chicago. Daniel Berg e Gunnar Vingren se encontram em uma conferência da igreja Batista realizada no ano de 1909. Foi naquela cidade que puderam ver a manifestação do poder do Espírito Santo e começaram a buscar o batismo e pregar em suas igrejas. Um dos membros da Igreja Batista sueca na cidade americana de South Bend, em que Vingren pastoreava, fez uma profecia. Ele afirmou que os dois amigos iriam para um lugar chamado ?Pará?. Em uma biblioteca, Vingren fez a busca em mapas, e notou que se tratava de um estado localizado no Norte do Brasil. Finalmente, no dia 5 de novembro de 1910, Vingren e Berg partem de Nova Iorque com destino a Belém do Pará, em uma viagem que levou quatorze dias.

No Brasil, receberam moradia de um pastor batista, e enfrentaram a barreira de uma língua desconhecida para continuar pregando sua fé. Vingren foi convidado para dirigir um culto de oração na Igreja Batista de Belém, em que ensinou sobre as operações do Espírito Santo e a cura divina. Naquela semana, aconteceu a cura da senhora Celina Martins Albuquerque, que tinha uma doença incurável, sendo ela a primeira brasileira registrada a receber a cura.

Foi então que uma divisão aconteceu. O pastor da igreja Batista acusou Vingren e Berg de estarem ensinando falsas doutrinas e os missionários e mais 18 membros que os apoiaram foram excluídos. Em 18 de junho de 1911, estas pessoas se uniram e então foi fundada na casa de Celina Albuquerque a Missão da Fé Apostólica, registrada em 11 de janeiro de 1918 como Assembléia de Deus. Apoiados por suas famílias, Vingren e Berg levaram a palavra pentecostal a vários outros estados Brasileiros. A esposa de Vingren, Frida, o auxiliava muito em suas conquistas religiosas e era também uma forte liderança.

 Assim, a Assembléia de Deus e a palavra pentecostal se espalharam pelas terras brasileiras, acolhendo cada vez um número maior de fiéis.


Comemorações


Cem anos de construção de fé não poderiam passar em branco, por isso, a Assembléia de Deus desenvolveu um calendário de comemorações, que teve início ainda no mês de maio. ?Convido a todos que amam a palavra de Deus e esta Igreja, que é centenária, a participarem conosco dessa semana, em que teremos eventos todos os dias em nosso templo central?, disse o pastor Oséias Morlo.

A programação foi desenvolvida para ser seguida por todos os templos brasileiros. O mês de maio foi destinado às orações, evangelização e panfletagem com a história desta igreja que se tornou centenária. O dia 5 de junho ficou marcado pelo Culto da Centésima Ovelha, que foi elaborado especialmente para as pessoas que haviam se desviado de sua fé. Já o dia 12 de junho, pelo batismo de 100 mil novos fiéis em todo o Brasil, e pelo culto de abertura da semana do centenário, que contava com uma programação especial.

A abertura nacional acontece no dia 13, em Belém do Pará, data em que é iniciada a semana nacional do centenário, que vai até 16 de junho. Durante esta semana ocorrem cultos pentecostais, com pregação todas as noites, com participação de pregadores, corais e cantores locais. Nos dias 17 e 18 devem acontecer cultos em locais públicos. O último dia de comemorações é o 19, em que ocorrerá a ceia do Senhor e o Culto da Gratidão.

edição 1300

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.