Organização, agilidade e segurança! Os moradores de Gaspar que fazem parte do grupo de vacinação contra o coronavírus tem à disposição um local que promete rapidez e conforto. Isso porque a prefeitura ativou nesta quarta-feira, dia 24 de março, um Centro de Vacinação na Arena Multiuso, no bairro Margem Esquerda. Agora, o Ginásio João dos Santos será utilizado exclusivamente para atender pessoas com sintomas da doença.
Gaspar está vacinando idosos com 70 anos ou mais. Para que não haja aglomero, a prefeitura montou um calendário com escalonamento de idade e horário para que os idosos sejam vacinados dentro dos carros, nos sistema drive thru. “Para abrirmos um Centro de Vacinação, foi preciso muito trabalho. Faz mais de um mês que nos dedicamos a organizar esse esquema todo. Nossa intenção é centralizar para otimizar. Assim, também evitamos o desperdício das doses. O imunizante é ouro e usamos com consciência”, disse Silvania Janoelo dos Santos, secretária de Saúde de Gaspar.
As doses que Gaspar já recebeu são suficientes para todo o público-alvo. Porém, a expectativa é de que 70% dos idosos compareçam para receber a vacinação.
Quem entra no pátio da Arena Multiuso logo se depara com fitas zebradas demarcando o local. Todo o caminho é indicado e, no momento na vacinação, os carros são estacionados dentro do galpão da Arena Multiuso. Para receber a vacinação, não é necessário que o idoso saia do carro. “Temos seis pontos de vacina, todos com profissionais qualificados. Nosso pessoal está empenhado, inclusive, em já agendar a segunda dose com os pacientes”, garante Silvania.
Mesmo de máscara, a felicidade de dona Dionísia de Souza era visível. Aos 74 anos, a moradora do bairro Gasparinho recebeu a primeira dose da vacina na manhã desta quarta-feira, dia 24 de março. “Estou tão aliviada! Como eu esperei esse momento...”. Ela compartilhou a felicidade com o vizinho, Salvador Ramos Vitorino, de 71 anos. “Mais um passo. Em breve, isso tudo vai passar”, disse, com alegria.
Quem também marcou presença no drive-thru organizado pela prefeitura foram as vizinhas Osmarina Tomás Domingos e Nair Jahn, de 70 e 73 anos. “Não consigo descrever esse momento. É um misto de alívio com a ansiedade de ver a população toda vacinada”, disse dona Osmarina. Dona Nair falou sobre a dinâmica da vacinação. “A organização está show de bola. Acredito que assim fica mais fácil”.
Com lágrimas nos olhos, Maria Domingos Machado, de 73 anos, recebeu a vacina. “E não é que chegou a minha hora de ser vacinada? Deus é bom o tempo todo. Estou feliz, parece que essa doença está com os dias contatos. Tenho fé que vamos vencer mais essa batalha”. De acordo com a simpática senhora, que foi levada pela filha Solange, a vacina não dói. “Igual uma picadinha de formiga. Nem senti nada”, diz, entre risadas.
- 8h: início da vacinação para quem tem 74 anos ou mais;
- 9h30: vacinação de idosos com 73 anos;
- 11h: vacinação de idosos a partir de 72 anos;
- 13h: vacinação daqueles que tem 71 anos ou mais;
- 14h30: horário de chegada permitido para idosos com 70 anos ou mais.
Quem estiver no público-alvo da vez (70 anos ou mais) e não puder comparecer ao drive thru deve ficar atento.
- Nascidos em janeiro, fevereiro e março podem comparecer no Centro de Vacinação na quinta-feira, dia 25.
- Nascidos em abril, maio e junho podem ir ao local no dia 26, sexta-feira.
- Nascidos em julho, agosto e setembro podem receber a vacina no dia 29, segunda-feira.
- Nascidos em outubro, novembro e dezembro poder ser imunizados no dia 30, terça-feira.
A vacinação para idosos que optarem por receber a imunização no dia estipulado conforme o mês de nascimento acontece sempre das 8h às 16h. É necessário apresentar documento com foto e estar cadastrado no Sistema Único de Saúde. Idosos que já tem a vacinação agendada para outras datas não precisam comparecer na ação porque suas doses já estão garantidas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).