Hemosc reforça pedido de doação de sangue dos tipos B- e A- - Jornal Cruzeiro do Vale

Hemosc reforça pedido de doação de sangue dos tipos B- e A-

09/09/2020
Hemosc reforça pedido de doação de sangue dos tipos B- e A-

A pandemia de coronavírus tem causado queda nas doações de sangue em Santa Catarina. Diante disso, o Hemosc reforça a necessidade de doadores para manutenção dos estoques. Antes dos registros de casos de coronavírus, a entidade recebia uma média de 10 mil doações mensais. Agora, o número caiu para cerca de 8,5 mil, o que corresponde a uma diminuição de 15%.

Os estoques estão, em média, 16 % abaixo do nível ideal. Como consequência, estão em situação reduzida dois dos oito grupos sanguíneos coletados: B- e A-. Além disso, o A+ e O+ estão em nível de alerta.

O isolamento social e o receio de contaminação contribuíram para a queda nas doações. Isso é o que afirma a assessora técnica do Hemosc de Florianópolis, Michelen Debiasi Ghedin, que garante que o órgão intensificou as medidas de higienização em cada etapa do processo de doação de sangue.

Confira se você pode doar sangue:

Para doar, é necessário ter entre 18 e 69 anos, estar em boas condições de saúde (inclusive sem feridas ou machucados pelo corpo). Além disso, os doadores devem pesar mais de 50kg e apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial (RG, carteira de motorista, etc).

É importante que sejam feitas refeições leves e não gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação, que evite o uso de bebidas alcoólicas e que repouse bem na noite anterior.

As doações acontecem com hora marcada para evitar aglomerações.

Os locais de doação podem ser conferidos no site www.hemosc.org.br. O telefone do Hemosc de Blumenau é 3222-9800.

 

 

 

Edição 1968
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.