A segunda edição da Gincana entre salas de História movimentou os alunos das oitavas séries da escola Zenaide Schmitt Costa, no bairro Santa Terezinha, em Gaspar. As atividades começaram em julho e terminaram essa semana. A premiação das turmas vencedoras está marcada para a manhã desta segunda-feira, dia 26, com entrega de troféus e medalhas.
Cada sala produziu uma peça teatral, musical, paródias, poemas, cartazes, uma página no Facebook e um desfile de personagens históricos. Os temas das peças criadas estavam relacionados ao conteúdo visto em sala de aula, que envolvem episódios como Segunda Guerra Mundial, Crise de 29 e Guerra Fria. Além disso, os estudantes elaboraram atividades extras como pesquisas de assuntos históricos e coleta de documentos e materiais sobre a enchente de 1983 em Gaspar, que completou 30 anos em 2013.
Envolvimento
A professora de História Cíntia Silva, organizadora da gincana, mostra-se bastante satisfeita com o envolvimento dos alunos e o aprendizado que a iniciativa permitiu por meio das pesquisas e trabalhos em grupo. ?As atividades foram desenvolvidas pelas oitavas séries, mas como os alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental também quiseram assistir às apresentações, isso acabou movimentando toda a escola. Foi muito produtivo?, avalia.
Entre os objetivos da gincana estão estimular a iniciação à pesquisa, fixar conteúdos estudados em sala de aula, desenvolver a criatividade e o gosto pela disciplina e reconhecer que a História é algo sempre em construção.
Edição 1517
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).