Gasparenses contam qual manchete gostariam de ler no Cruzeiro do Vale - Jornal Cruzeiro do Vale

Gasparenses contam qual manchete gostariam de ler no Cruzeiro do Vale

18/12/2020

Mais um ano chega ao fim e, com ele, uma série de expectativas e desejos que foram alcançados somam-se a outras decepções. No balanço da vida, o que fica é o aprendizado e a esperança de que o ano que chega traga mais oportunidades e nos faça crescer como seres humanos.

Pensando numa maneira de receber o Ano Novo com o pensamento positivo, o Jornal Cruzeiro do Vale perguntou a diversos gasparenses, profissionais, estudantes e líderes da sociedade qual manchete eles gostariam de ler em nossas páginas no ano que se inicia. Cada um em sua área, as personalidades buscaram uma mensagem de esperança para os leitores. A ideia é compartilhar boas notícias, para que todos possamos ter um ano novo repleto de realizações pessoais.

Leonardo Ames tem 17 anos e passou para o terceiro ano do Ensino Médio na Escola Professor Honório Miranda. Ele trabalha como estagiário na Prefeitura de Gaspar. Sua manchete ideal seria “Gaspar é destaque no IDEB em 2021”. Leonardo justificou sua escolha: 

 

"Gaspar é destaque no IDEB em 2021"

Leonardo Ames, 17 anos, aluno do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Professor Honório Miranda

“Hoje minha principal bandeira de vida é a luta pela defesa do ensino público. Sabemos os diversos talentos que já frutificaram dentro do ensino público em nossa cidade. O IDEB é o Índice de desenvolvimento de Educação Básica e serve como um indicador de desempenho. Temos profissionais capacitados para fazer Gaspar chegar a este patamar, mas precisamos de incentivos maiores aos alunos e trazer a gamificação para a sala de aula" 

***

"Brasil vence a Covid-19: todos foram vacinados"

Frei Paulo Moura, pároco da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo

“Meu desejo é que o mundo todo vença a batalha contra o Coronavírus e ninguém mais sofra, ninguém mais fique doente ou morra. Essa é a notícia que eu queria ler no Jornal Cruzeiro do Vale e queira Deus que possamos ler em todos os jornais do mundo.  Acredito que em 2021 teremos um novo cenário e que possamos ter passado por essa aprendizagem de solidariedade e de caridade. Para que nos tornemos cada vez mais humanos, cada vez mais cristãos ou pessoas melhores.”

***

"Solidariedade: fim das desigualdades no mundo"

Jocenira Waltrick, coordenadora da Conferência Vicentina de Gaspar

“Apesar da sombra densa da “desigualdade social” que não podemos ignorar, temos grandes gestos de esperança. Deus em sua infinita bondade continua a espalhar sementes de bem na humanidade. A recente pandemia permitiu-nos recuperar e valorizar a própria vida. E nos tornou capazes de reconhecer como as nossas vidas são tecidas e compreender que ninguém se salva sozinho. Para vencer a desigualdade convido a solidariedade que está enraizada no mais fundo do ser humano”

***

"Gaspar, uma cidade boa de viver"

Kleber Edson Wan-Dall, prefeito reeleito de Gaspar

“Queremos que a nossa Gaspar seja uma cidade boa de se viver, com qualidade de vida, saúde para todos, educação de qualidade, pleno emprego. Uma cidade desenvolvida, sustentável, com mobilidade, pavimentação, drenagem. Meu desejo é que Gaspar seja uma cidade cada vez melhor, que o nosso povo tenha orgulho de viver aqui. Por isso, a manchete que eu desejo ler estampada nos jornais é que esse sonho de uma cidade melhor para todos seja realidade.” 

***

"Negros fazem história na esfera municipal, estadual, federal e mundial"

Ângela Maria Rosa Custódio, professora da escola Frei Godofredo e Casa das Oficinas

“Representatividade negra: negros que fizeram história na esfera municipal, estadual, federal e mundial.
Homens e mulheres negros que fizeram história no decorrer dos séculos foram invibilizados. Temos muita gente preta que contribuiu para o desenvolvimento da sociedade e que a história faz questão de anular. O Jornal é elitizado. O povo preto sempre aparece nele de forma pejorativa. Precisamos de representatividade, precisamos resgatar nossa história. A sociedade precisa conhecer e valorizar o povo negro e seus feitos. “Um povo sem memória é um povo sem história” (historiadora Emília Viotti da Costa).
O Jornal é um veículo informação, é conhecimento, é educação.”

 ***

"Com apoio da Agapa, adoções responsáveis aumentam consideravelmente"

Maria Alice Spengler, vice-presidente da AGAPA/Gestão 2021-2022

“Em 2019, quando entrei para a Agapa e assumi a recém formada coordenadoria de comunicação, entendi de perto o quão necessário é esse trabalho voluntário para Gaspar. Gostei tanto que em 2021 vou assumir o desafio do cargo de vice-presidente. Quando a ONG foi fundada em 2012 para cá, muita coisa mudou: hoje, são cerca de 30 voluntários atuantes com funções pré-determinadas, além daqueles que se dispõem a ajudar nos eventos. É uma busca constante por novas parcerias, recursos e uma melhor estruturação da ONG. Agora, além da diretoria e dos grupos de comunicação, já contamos, por exemplo, com uma coordenadoria de Abrigos e Lar Temporário, uma de Feiras e uma de Atendimentos. Todos são sempre bem-vindos!”

***

"O amor prevaleceu: famílias reencontram-se após fim da Covid-19"

Rafael de Araújo Rios Schmitt, juiz da Vara Criminal do Fórum de Gaspar 

“Espero que, no ano de 2021, apreendida a lição que o vírus da COVID-19 nos impôs, possamos reavaliar nossas prioridades e lembrar da importância da família e dos amigos em nossas vidas. É momento de entender nossa finitude, bem como de união e perdão, lembrando que quem perdoa, em verdade, não ajuda o desafeto, mas sim tira um grande fardo do coração. Um excelente 2021 a todos!”

 ***

"Negros são mais representados na mídia"

Sabrina Moura, 18 anos, estudante do terceiro ano de Técnica em Informática no IFSC Gaspar

“Espero que em 2021 as pessoas consigam ter uma ideia melhor sobre a importância da representatividade. Em Gaspar, ainda que pequena, há uma parcela de pessoas negras que moram por aqui e se sentir representado faz a diferença. Como minoria, ver-se em certos espaços é empoderador e mostra valor para nossa existência, abre-se um leque de possibilidades do que podemos ser e fazer pois é possível se enxergar através do outro e a mídia é um dos melhores locais para isso.” 

 ***

"Gaspar está entre as 10 maiores economias de Santa Catarina"

Nelson Bornhausen, presidente da Acig de Gaspar

"Essa era a manchete que eu gostaria de ver no Cruzeiro do Vale em 2021. Hoje nós estamos entre as 15 maiores economias do Estado. Ver todo o esforço de uma cidade inteira em fazer acontecer, em trabalhar de maneira árdua para colher os frutos em um futuro próximo, seria de uma alegria enorme não só pra mim, como empresário e como presidente de uma entidade de classe – ainda mais depois de um ano de crise, gerada por uma pandemia. Acredito que seria uma notícia que daria ainda mais engajamento e motivação aos trabalhadores de maneira geral, porque ter esse destaque econômico reflete diretamente em cada morador da cidade. Ter uma economia fortalecida significa geração de empregos, distribuição de renda balanceada, mão-de-obra qualificada, educação acessível em todos os níveis de escolaridade, enfim, qualidade de vida. E Gaspar tem sim capacidade humana e intelectual para alcançar esse patamar" 

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 


 

Edição 1982

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.