Nem mesmo as fortes chuvas que caíram no decorrer da semana atrapalharam o treinamento dos alunos do Curso de Formação de Sargentos, CFS, realizado pelo 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau no bairro Óleo Grande. A atividade teve início na última segunda-feira, 10, e segue até a tarde de hoje, sexta-feira.
Os 112 alunos que participam da ação estão abrigados na mata próxima à Igreja Santa Catarina, que durante os últimos cinco dias se tornou o quartel general dos militares. O instrutor chefe e responsável pelo treinamento, capitão Ferri, conta que a localidade de Gaspar foi escolhida devido à ampla área verde. "Avaliamos o local por imagens de satélite e depois fizemos uma visita in loco para conhecermos a área", destaca.
De acordo com o capitão, o treinamento consiste na realização de missões de combate, em que os alunos enfrentam um suposto inimigo com o objetivo de conquistar território. "Para isso, simulamos o emprego de armas como fuzil, metralhadoras e até mesmo granadas. São exercícios para a garantia da lei da ordem", explica Ferri.
Este é o terceiro exercício de campo realizado pelos alunos do CFS e o primeiro promovido fora das dependências do 23º BI, em Blumenau. Durante os exercícios, os instrutores avaliam quesitos como liderança, iniciativa e persistência, além de conhecimentos técnicos e táticos. "O conteúdo que repassamos para os alunos é bastante abrangente, pois eles se formarão sargentos e irão atuar no treinamento de outros soldados".
Os primeiros treinamentos aconteceram nos meses de agosto e setembro.
O treinamento dados aos alunos do Curso de Formação de Sargentos dura seis meses e tem início no mês de junho de cada ano. Para ingressar, o candidato deve prestar concurso público e ter idade inferior a 24 anos até a data da inscrição.
Uma vez formados, os militares podem escolher uma área de atuação como artilharia, infantaria, comunicação, dentre outras.
Em todo o país, existem apenas 12 escolas. O núcleo localizado em Blumenau abriga alunos das regiões Sul e Sudeste do país, que se formam dia 19 de dezembro.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).