Gaspar vai receber 340 doses da vacina Coronavac, contra o coronavírus. A informação foi divulgada pela prefeitura na manhã desta terça-feira, dia 19 de janeiro, após receber a confirmação do Ministério da Saúde e Governo do Estado.
Com este número, 340 pessoas vão receber a primeira dose da vacina. A previsão é de que a segunda dose seja enviada ao município em até 14 dias, prazo em que a população deve receber a segunda aplicação.
Neste primeiro momento, serão imunizados os profissionais que atuam no Centro de Triagem, na UTI que trata casos de Covid-19, no Samu, aqueles que aplicam as vacinas e também idosos que estão em instituições de longa permanência (asilos).
Conforme protocolo estabelecido no Plano Nacional de Imunização, a população será vacinada conforme divisão de quatro fases:
- Primeira fase: Trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e indígenas. Em Gaspar, o grupo representa um total de 3.204 pessoas.
- Segunda fase: 8.994 idosos com idade entre 60 e 74.
- Terceira fase: 5.959 pessoas com comorbidades especificadas pelo Plano Nacional de Imunização.
- Quarta fase: 687 professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.
No total, Gaspar possui 18.844 pessoas que fazem parte dos grupos que devem receber a vacina antes da população em geral. Para atender esta quantidade de pessoas, serão necessárias 37.688 doses da vacina (que correspondem a primeira e segunda dose).
As 340 doses recebidas neste primeiro momento correspondem à aplicação da primeira dose em 10,6% da população que faz parte da primeira fase. A prefeitura ainda não divulgou quem será a primeira pessoa a receber a vacina em Gaspar.
As doses chegam em Blumenau na manhã desta terça-feira, dia 19, onde fica a regional responsável por enviar o material para Gaspar. Não há previsão de chegada em Gaspar. “Neste primeiro momento, infelizmente, não podemos iniciar a imunização da nossa população em geral. Esperamos que o Governo Federal e o Governo do Estado continuem enviando as doses para que possamos cuidar da nossa gente”, disse o prefeito Kleber Wan-Dall.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).