Neste domingo, dia 18 de maio, você vai ver viaturas da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia circulando de forma intensa em Gaspar. Isso porque a cidade vai participar do primeiro Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Defesa Civil de Santa Catarina e que vai envolver simultaneamente 230 municípios para testar, em tempo real, os protocolos de emergência de cada cidade.
Em Gaspar, haverá a simulação de um vento forte que vai provocar mais de 300 destelhamentos e exigir uma rápida mobilização das equipes de emergência. A Capela Santa Terezinha vai funcionar como abrigo provisório, com simulação de atendimento dos bombeiros e ocorrência de um óbito.
A ação vai envolver mais de 50 servidores e voluntários, que estarão envolvidos diretamente em ações de resposta, acolhimento e orientações. O simulado vai começar no sábado, dia 17, com emissão de boletim meteorológico fictício e, em seguida, as equipes da Defesa Civil iniciam as ativações necessárias. “Participar de um simulado desse porte é fundamental para que possamos avaliar nossos protocolos, corrigir falhas e aprimorar a resposta em situações reais de desastre”, disse o superintendente da Defesa Civil de Gaspar, Rafael Araujo de Freitas.
Para o prefeito de Gaspar, Paulo Koerich, momentos como este são importantes para garantir mais segurança à população. “Nosso objetivo é estar cada vez mais preparados para agir com agilidade e eficiência em casos adversos. O exercício também reforça a conscientização da comunidade sobre a importância da prevenção e da preparação com responsabilidade e segurança”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).