Ainda faltam mais de seis meses para as eleições, mas vários partidos políticos da cidade já definiram quem serão seus candidatos na disputa pelas vagas na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.
Apesar das tentativas frustradas de eleger um deputado gasparense nas eleições de 2006 e 2002, três partidos de Gaspar vão enfrentar o desafio de sair com candidato próprio para concorrer às eleições de outubro deste ano.
O Partido dos Trabalhadores, PT, tem como pré-candidata a vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa, que deve deixar o cargo até o próximo dia 3 de abril, seis meses antes das eleições.
O Partido Socialista Brasileiro, PSB, aposta no nome do ex-prefeito Adilson Schmitt como pré-candidato.
Já o Partido Verde, PV, vai investir em candidato próprio nas duas esferas, estadual e federal, e anuncia como pré-candidatos o empresário Salézio Conceição, para a Assembleia Legislativa Estadual, e o vereador Rodrigo Althoff, para a Câmara dos Deputados.
Apenas os Republicanos, Progressistas e o PPS é que ainda não definiram se vão ter seus candidatos ou se vão apoiar nomes que representam a região do Vale do Itajaí. Os demais partidos da cidade anunciaram apoio aos candidatos da região.
Eleitores
Enquanto os partidos se preparam para a disputa eleitoral de outubro, com pesquisas e levantamentos sobre a possível eleição de um candidato gasparense, os eleitores precisam ficar atentos quanto aos prazos para alistamento eleitoral e transferência de título. O prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral é 5 de maio.
A Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina está alertando os juízes eleitorais de todo o Estado sobre a necessidade de intensificar a campanha de divulgação da data do fechamento do cadastro eleitoral.
Segundo o desembargador Newton Trisotto, vice-presidente do TRESC e Corregedor Regional Eleitoral, o objetivo do chamamento antecipado para o comparecimento do eleitor ao cartório, é para reduzir os transtornos frequentemente verificados no termo final do prazo.
Eleições
Nas eleições do próximo de 3 de outubro, o eleitor deverá votar em seis candidatos: deputado estadual, deputado federal, senador (duas vagas), governador e presidente.
São obrigados a votar e a fazer sua inscrição eleitoral os maiores de 18 anos. Já para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos, o voto é facultativo.
Aqueles que completarem 16 anos até 3 de outubro podem votar nas eleições gerais de 2010 e para isso, devem solicitar o documento até o dia 5 de maio. Eleitor que mudou de município e que queira votar no atual domicílio, também precisa transferir o título até o dia 5 de maio.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).