[Especial Dia do Motorista]
Pela primeira vez na história do Corpo de Bombeiros de Gaspar, uma mulher está atuando como motorista de caminhão e ambulância no quartel. Elisa Gamba Bernardes tem 31 anos, é natural de Florianópolis e há quatro meses trabalha na cidade Coração do Vale.
Elisa conta que nunca sofreu preconceito por ser uma mulher dirigindo um veículo tão grande como um caminhão. “Sempre tive o prazer de trabalhar com excelentes profissionais, que me incentivaram e apoiaram para dirigir cada vez melhor. E, ao dirigir pelas ruas, vejo nas pessoas uma admiração por ser uma mulher que dirige tanto ambulância quanto caminhão”.
Elisa afirma que sempre soube que sua vocação seria ajudar ao próximo. “Conheci a profissão de bombeiro pelo que via na televisão e achava que era um serviço honroso e desafiador. Vi que atuando como Bombeira Militar poderia exercer minha vocação e crescer como pessoa salvando vidas e patrimônios”.
Questionada sobre um momento marcante ao longo da sua carreira, ela relembra de um incêndio que atendeu na cidade Abelardo Luz, onde atuava antes de vir para Gaspar, em 2023. “As chamas já haviam tomado toda a casa de madeira, foi quando escutei miados em meio aos escombros. Fiz a varredura pela casa e encontrei um tambor metálico tampado, embaixo de uma pilha de madeiras. E dentro deste tambor estavam presos uma gata e seus dois filhotes. Os animais já estavam com a língua para fora devido ao calor do ambiente, mas não apresentavam queimaduras, pois estavam em meio aos cobertores do interior do tambor. Para mim foi marcante ter conseguido ouvir o chamado dos animais em meio ao barulho da madeira queimando e do caminhão ligado. E se eu não tivesse procurado embaixo da casa, os gatinhos não teriam sobrevivido”.
Ela aconselha que as mulheres têm que tomar espaço em lugares que ainda são minorias, mesmo com medo. “Nada melhor para rebater o preconceito do que mostrar um serviço bem feito. Devemos buscar sempre evoluir na profissão e conquistar espaço. Outro ponto importante é se espelhar em colegas de profissão e estar ao lado daqueles que te apoiam e deem a liberdade para você fazer o seu trabalho”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).