Gaspar sedia seminário do PROERD - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar sedia seminário do PROERD

26/09/2008

Para comemorar os dez anos de atuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência em Santa Catarina, cerca de 350 policiais militares se reuniram esta semana no Fazzenda Park Hotel para participar do nono Seminário Estadual dos Instrutores do Proerd. O evento teve início na última terça-feira, 23, e seguiu até o meio-dia de ontem, quinta-feira.
Esta foi a primeira vez que Gaspar sediou o encontro, realizado anualmente em diferentes regiões do estado. A atividade reuniu representantes de 11 estados brasileiros, que puderam assistir a palestras e participar de atividades de integração.
O encontro é promovido pela Policia Militar de Santa Catarina e busca aperfeiçoar a atuação dos policiais do Programa. Durante o evento, também houve o lançamento de um CD musical sobre os dez anos do projeto. As composições são de autoria do tenente Marcos Ramm.
O coordenador estadual do Proerd, o coronel Nazareno Marcineiro, esclarece que ações como esta são importantes, pois reúnem agentes de diferentes locais e contribuem para a troca de experiências. "O Programa já atendeu mais de 700 mil crianças desde que começou a ser aplicado. Os policiais militares passam por treinamentos para atender à realidade de cada cidade na qual estão inseridos", explica.
A programação também contemplou a apresentação oficial do currículo a ser desenvolvido com alunos da pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental - ação inédita no território nacional. O evento foi encerrado ontem com uma cerimônia de conclusão, realizada logo após a palestra do jornalista Luiz Carlos Prates. A apresentação abordou o tema "Como ser diferente no mundo dos iguais".

Programa
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência existe desde 1992 no Brasil e chegou a Santa Catarina em 1998. Inspirado em uma iniciativa que surgiu nos Estados Unidos na década de 80, o projeto desenvolve atividades na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.
O coronel destaca que os estudantes que são atendidos pelo projeto participam de dez lições. O treinamento segue uma metodologia bem estruturada com o objetivo de ensinar e capacitar as crianças a estarem prontas para lidar com situações da vida real.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.