O Governo de Santa Catarina autorizou a retomada das atividades ambulatoriais de consultas eletivas, exames eletivos e realização de procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade. Portanto, os procedimentos, suspensos desde março por conta da pandemia, foram retomados em Gaspar.
O Hospital de Gaspar e a Secretaria de Saúde já estão trabalhando para que os pacientes que tiveram suas cirurgias desmarcadas sejam reagendados dentro das próximas semanas. “Daremos prioridade para os pacientes que já estavam agendados durante a pandemia, depois seguiremos a fila com os outros procedimentos normalmente”, explica o Secretário de Saúde Roberto Pereira.
Na portaria SES Nº 341, publicada em 20 de maio, o Governo do Estado ainda prevê que a oferta deve respeitar os 50% da capacidade no plano operativo da unidade, além de medidas de segurança e higiene. Também está preconizado que as atividades devem ser realizadas em espaço hospitalar isolado das alas de atendimento de pacientes com Covid-19.
A portaria esclarece que procedimentos cirúrgicos eletivos de alta complexidade e demais procedimentos cirúrgicos eletivos, que demandam reserva de leito de UTI, permanecem suspensos. Exceto aqueles considerados tempo-sensíveis, que são os casos de pacientes que poderiam se prejudicar com a evolução da doença.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).