Com o passar dos anos, Gaspar vem se desenvolvendo em todos os aspectos: econômico, social, cultural e turístico. Este ano, em especial, foi de retomada neste último setor mencionado, após dois anos de recessão devido à pandemia de Covid-19. A volta à normalidade trouxe consigo o anseio dos empreendedores e do Executivo em promover inovações e também concretizar projetos que estavam no papel.
Em 2022, Gaspar voltou a realizar todos os grandes eventos que já estavam programados no calendário, como o Festival da Cerveja, Rodeio Crioulo do CTG Coração do Vale, Fesbraer, Stammtisch, ExpoGaspar e Semana Farroupilha. Com as ações a mil por hora, já estão sendo planejadas novidades para o próximo ano. “Estamos elaborando o Plano Municipal de Turismo, um projeto que vai balizar a cidade na direção do desenvolvimento turístico para os próximos 20 anos. Este plano vai se tornar Lei, aprovada e referendada pelo legislativo”, diz o secretário de Desenvolvimento, Renda e Turismo em Gaspar, Pablo Fachini.
Gaspar está se posicionando como um grande atrativo turístico para o país inteiro e, em um espaço curto de tempo, poderá ser reconhecida como uma cidade onde as famílias, moradoras da cidade ou visitantes, terão lazer, gastronomia e muita diversão disponíveis. “Temos muito a oferecer, desenvolver e crescer, mas com o pé no chão, com responsabilidade, sem comprometer o futuro e respeitando o passado de quem faz o turismo de Gaspar”, diz Fachini.
Neste ano, a cidade também recebeu oficialmente o título de Capital Nacional da Moda Infantil, o que transforma totalmente o olhar para o futuro, seja por parte dos moradores, empresários ou das autoridades que precisam planejar e executar projetos que honrem ainda mais esta conquista e promovam o desenvolvimento de todos os setores. O título significa também que é necessário se preparar para receber quem por aqui passar. “O turismo não pode ser feito somente de eventos e envolve muito mais que isso. Precisamos de capacidade de receber, acolher e tratar bem o turista para que ele seja nosso maior divulgador”.
O destaque está no complexo do Parque Náutico. Este é um espaço que volta o olhar turístico para o potencial que o mesmo rio que trouxe os colonizadores e fez o desenvolvimento desta terra. Idealizado e implementado pela administração do prefeito Kleber Wan-Dall, o Parque Náutico, quando entregue, será único em sua concepção: não há nada similar em Santa Catarina e no rio Itajaí-Açu. Ele já é considerado um marco no turismo náutico do Médio Vale, com potencial que transcende as barreiras turísticas e de esportes náuticos.
“Precisamos de empreendedores que acreditem no retorno de seus investimentos e acreditem em Gaspar, como é o caso do Fazzenda Park Hotel, que está ampliando sua estrutura; como o grupo Cascanéia, que investiu na construção do magnífico Resort Ecoar; como a Casa Cida & Evandro, que além de pratos deliciosos construiu dois chalés que proporcionam uma experiência ímpar a quem lá se hospeda”
Pablo Fachini, secretário municipal de Desenvolvimento, Renda e Turismo
A Villa D´Itália local está se consolidando como um roteiro cultural e gastronômico para o Vale do Itajaí. Os empresários do bairro Alto Gasparinho se reuniram para fomentar o desenvolvimento local e fazer suas reivindicações ao poder público. Eles se encontram toda segunda-feira com um objetivo único: tornar a Villa D’Itália o local mais visitado e apreciado na cidade de Gaspar. A maioria desses investidores nasceu e cresceu na região, portanto conhecem o lugar como ninguém e carregam muito amor por suas origens, sejam elas familiares ou culturais.
O que hoje abriga uma das principais rotas turísticas do Vale Europeu já foi conhecido como ‘miserinha’, onde residiam pessoas de baixo poder aquisitivo. Graças ao desenvolvimento industrial da cidade e a força daquele povo guerreiro, as transformações foram acontecendo dia após dia, porém mantidas as suas tradições e a humildade, característica essa que é notável quando os visitantes são recebidos pelos próprios empreendedores em seus estabelecimentos da Villa.
Ela iniciou como um projeto, nos anos de 1996/1997, através da sua comunidade, de origem italiana. Na época, o Grupo Gasparetto fazia eventos e havia também um coro de músicas folclóricas. Despois de anos apenas no papel, em 2019 este projeto foi retomado por um grupo de empresários. A partir de então, a Associação se formou para buscar o fortalecimento e realização dos ideais da comunidade.
Hoje, quem transita pela localidade pode perceber o capricho e o amor que os moradores têm por cada cantinho. As residências são bem organizadas, com jardins são encantadores, as famílias unidas e os empreendimentos se desenvolvem cada vez mais. “Vamos nos manter unidos para que as pessoas que nos visitam possam sentir nossa energia e mostrar o prazer em morar num lugar que nos dá tanto orgulho e nos traz tantas lembranças. Nosso objetivo é passar essa experiência a eles, com muita qualidade nos produtos e com um atendimento diferenciado”, diz o presidente da Associação, Júnior Bertoldi.
A Capela Santo Antônio foi inaugurada em 1978 e fica no início do roteiro da Villa D’Itália. Construção moderna, com espaço amplo, ela resgata a memória cultural da região e dos habitantes daquela localidade. Anualmente acontece a tradicional festa da Capela, no mês de junho, que arrasta uma multidão para saborear a gastronomia e encontrar amigos. É neste local que acontece a união para manter viva a fé nas famílias, onde o respeito e o amor ao próximo prevalecem acima de tudo.
Localizado no fim do bairro Alto Gasparinho, o restaurante é imponente, entre belos morros e cercado pela Mata Atlântica. No espaço, em meio aos morros, água de nascentes frias e cristalinas é que nasceu essa oportunidade cultivo de trutas, um peixe nobre e muito apreciado. A Truticultura foi criada pela família Bertoldi, que cultiva a espécie desde 1996. Inicialmente os visitantes realizavam a pesca no local e consumiam os produtos em quiosques construídos pela família. Hoje um amplo e aconchegante espaço atende cerca de 200 pessoas, com a produção e atendimento feitos pela família. São servidos mais de 10 sabores de trutas, com acompanhamentos diversificados. É considerada a melhor truta da região e servida em meio à natureza.
Contato: (47) 997512367
Neste espaço são produzidos biscoitos caseiros, desde 1993. Mais um ambiente familiar que abriu as portas de casa para apresentar o que é produzido com ingredientes de alta qualidade, artesanalmente e assados em forno à lenha. É como aquele biscoito de avó, sabe? Feito com amor e dedicação.
São ofertados 12 sabores de biscoitos, todos produzidos sem adição de conservantes e corantes. Anexo à fábrica os clientes encontram, além dos biscoitos, produtos como geleias, queijos, salames, cervejas artesanais, vinhos, entre outros.
Contato: (47) 991670956
Um lugar aconchegante, amplo, com piscina, pedalinho, lugar de pesca e outras atrações. O que era o sítio da família, se transformou em uma pousada e recebe centenas de visitantes anualmente. A casa centenária da Pousada Tia Tere mostra toda a simplicidade, conforto e aconchego típicos do meio rural.
Este projeto deu tão certo, que dois anos depois o proprietário decidiu investir em outro estabelecimento, a Pousada Manacá, nome este escolhido devido a presença desta encantadora árvore de flores presentes nos morros que cercam o espaço.
Contato: (47) 999312196
A pandemia mostrou aos empreendedores uma oportunidade de realizar um sonho: oferecer serviços de hospedagem na propriedade que inicialmente servia de lazer para família, amigos e familiares. Neste espaço sempre existiu a alegria e satisfação de servir e agradar as pessoas, fato repassado aos visitantes. Este é um lugar de paisagens exuberantes e pessoas acolhedoras, que se dedicam inteiramente na tarefa de servir, característica bem peculiar da Villa D’Itália.
Na pousada são quatro espaços privativos, onde a família pode usufruir de amplo conforto, áreas de lazer, piscina e atividades ao ar livre.
Contato:
WhatsApp (47) 9289-6581
O restaurante é um ambiente agradável e familiar em meio à natureza. Juntamente com o restaurante, existe o engenho onde é produzida a cachaça de forma artesanal. Ele movido à roda d’água que existe desde 1918, mantendo a tradição da família e sendo a quarta geração a dar continuidade. Aos finais de semana é servida uma deliciosa comida caseira, feita no fogão à lenha e preparada com muito carinho e com as receitas da nona. No Engenho do Nono você também pode experimentar um delicioso café colonial, sempre no 1° e 3° sábado de cada mês, mas somente com reservas antecipadas.
Contato: (47) 21020904 e WhatsApp: (47)988281596
O Buchmann eventos começou no final da década de 1990, quando foi construído o lago para criação peixes. Já em 1999, o rancho coberto com lonas passou a abrigar o torneio de pesca e venda de peixes. Em 2000, após construção de galpão com telhado, começaram a ser realizadas as festas de aniversários e confraternizações. Seis anos depois, o proprietário passou a investir em um projeto diferente, com a criação de um museu e o salão de festas, inaugurado em 2018.
Aos poucos este projeto foi tomando forma, com o salão de jogos, os engenhos, as cocheiras e, em 2020, o restaurante foi aberto ao público. O Buchmann tem loja de produtos coloniais e artesanais; cantina com lanches, porções, caldo de cana, sucos, entre outros; a noite italiana, que acontece nas sextas-feiras à noite; o café colonial a partir das 15h30 e aos domingos buffet livre a partir das 11h30. Além desta gastronomia, existem as atrações como o passeio de cavalos, caro de mola, pônei para as crianças, visita ao museu e engenhos, viveiros com pássaros, horta, cocheira, pesque pague, salão de jogos, e todo o espaço disponível para realização de festas.
Contato: (47) 3308-4750
Este lugar é um verdadeiro pedacinho da Itália, onde cada detalhe mostra a dedicação em bem servir a todos que os visitam. A Casa Cida e Evandro oferece uma gastronomia diferenciada e chalés para hospedagem. Os proprietários preparam tudo com muito carinho, a fim de proporcionar aos visitantes um ambiente de paz, tranquilidade, aconchego e tudo isso, regado a uma gastronomia ímpar.
O atendimento é realizado de quarta-feira a sábado, somente com reservas.
Contato: (47)98498-7798
O Fazzenda Park Hotel possui mais de dois milhões de metros quadrados de entretenimento, com a maior piscina aquecida externa do sul do país, recreação diferenciada para crianças e uma deliciosa gastronomia em cinco refeições diárias. Com 200 apartamentos, ele conta hoje com diversas áreas de lazer e atividades de entretenimento, na qual o hóspede pode praticar arvorismo, jogar vôlei, beach tennis, tênis e basquete em suas respectivas quadras, passear de bicicleta, charrete, a cavalo e pedalinho e ainda jogar sinuca, ping pong e pebolim.
Contato: (47) 3397-9000
O Grupo surgiu com a união das famílias que buscam resgatar e preservar os usos, costumes e herança cultural trazidas pelos nonos e bisnonos de sua pátria Itália. Fundado em 1992, o Gasparetto tem se destacado nas manifestações culturais do município, com apresentações de canções folclóricas, na realização de macarronadas nas comunidades, aulas de italiano, com realização da tradicional festa italiana no mês de agosto, e a Camminata Villa D’Itália, que acontece no mês de maio. Com mais de 45 integrantes de todas as idades, o grupo mantém a tradição de seus antepassados principalmente através da música, tantas vezes usada pelos imigrantes para expressar a nostalgia de suas terras, pelo dialeto trentino e pelas lembranças de um povo que nem mesmo o tempo permitiu esquecer.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).