Gaspar é um dos 20 municípios catarinenses que mais abriram empresas durante 2020. Isso é o que aponta os dados divulgados pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Ao todo, foram 1.654 novos empreendimentos, número que representa um crescimento de 65%.
É nesse ritmo que o desenvolvimento da cidade Coração do Vale se desenvolve. Nos de novos negócios vem aumentando gradativamente nos últimos anos. Em 2018, Gaspar registrou a abertura de 945 empresas. Em 2019, foram 1002. Com isso, o total de empresas ativas no município alcançou a marca de 9.793 empresas ativas.
O investimento da prefeitura no fomento econômico e em melhorias estruturantes são motivos centrais para a conquista desses números. Obras de criação de novas vias, iluminação, drenagem e outros avanços seguem com ritmo acelerado em todo município, atraindo olhares de novos empreendedores em Gaspar.
Além disso, Gaspar terminou 2020 com saldo positivo na geração de empregos, mesmo com a crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. De acordo com o Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (CAGED), foram criadas 583 vagas formais com carteira assinada, reflexo da abertura de novos empreendimentos e do mercado de trabalho aquecido.
Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar, avalia o momento oportuno do município. “Percebemos que o empreendedor confia nas ações da administração municipal, que desburocratiza e motiva na formalização de novas empresas. Estamos vivendo um momento histórico, que gera mais qualidade de vida, oportunidades e desenvolvimento a todos os gasparenses”.
Algumas ações da Prefeitura de Gaspar foram determinantes para o fortalecimento do desenvolvimento econômico local. Como a criação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que tem como objetivo avaliar/planejar ações e políticas de desenvolvimento econômico.
O Espaço do Empreendedor é outro exemplo. É lá que o contribuinte pode realizar serviços como retirada do Alvará de Localização para Pessoas Jurídicas, Profissionais Liberais Autônomos e Microempreendedor Individual (MEI). O local ainda dá assessoria e apoio técnico para abertura de MEIs, faz a consulta e o parcelamento de débitos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).