Gaspar está entre as 20 cidades catarinenses que mais abriram empresas em 2020 - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar está entre as 20 cidades catarinenses que mais abriram empresas em 2020

10/02/2021
Gaspar está entre as 20 cidades catarinenses que mais abriram empresas em 2020

Gaspar é um dos 20 municípios catarinenses que mais abriram empresas durante 2020. Isso é o que aponta os dados divulgados pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Ao todo, foram 1.654 novos empreendimentos, número que representa um crescimento de 65%.

É nesse ritmo que o desenvolvimento da cidade Coração do Vale se desenvolve. Nos de novos negócios vem aumentando gradativamente nos últimos anos. Em 2018, Gaspar registrou a abertura de 945 empresas. Em 2019, foram 1002. Com isso, o total de empresas ativas no município alcançou a marca de 9.793 empresas ativas.

O investimento da prefeitura no fomento econômico e em melhorias estruturantes são motivos centrais para a conquista desses números. Obras de criação de novas vias, iluminação, drenagem e outros avanços seguem com ritmo acelerado em todo município, atraindo olhares de novos empreendedores em Gaspar.

Geração de empregos

Além disso, Gaspar terminou 2020 com saldo positivo na geração de empregos, mesmo com a crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. De acordo com o Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (CAGED), foram criadas 583 vagas formais com carteira assinada, reflexo da abertura de novos empreendimentos e do mercado de trabalho aquecido.

Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar, avalia o momento oportuno do município. “Percebemos que o empreendedor confia nas ações da administração municipal, que desburocratiza e motiva na formalização de novas empresas. Estamos vivendo um momento histórico, que gera mais qualidade de vida, oportunidades e desenvolvimento a todos os gasparenses”.

Fortalecimento da economia local

Algumas ações da Prefeitura de Gaspar foram determinantes para o fortalecimento do desenvolvimento econômico local. Como a criação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que tem como objetivo avaliar/planejar ações e políticas de desenvolvimento econômico.

O Espaço do Empreendedor é outro exemplo. É lá que o contribuinte pode realizar serviços como retirada do Alvará de Localização para Pessoas Jurídicas, Profissionais Liberais Autônomos e Microempreendedor Individual (MEI). O local ainda dá assessoria e apoio técnico para abertura de MEIs, faz a consulta e o parcelamento de débitos.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1989

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.