Gaspar disponibiliza vacina contra meningite - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar disponibiliza vacina contra meningite

09/06/2020

Já está disponível em Gaspar a vacina meningocócica ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Antes encontrada somente na rede privada, a imunização agora está inclusa no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo ofertada gratuitamente na rede pública.

A proposta é começar a aplicação pelos adolescentes entre 11 e 12 anos, já que fazem parte do grupo mais suscetível a transmissão. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, atualmente, a estimativa populacional no Estado nesta faixa etária é de 212 mil jovens. Portando, o objetivo é vacinar, ao menos, 80% deste total.

Em nota enviada à Vigilância Epidemiológica do Município, o Ministério da Saúde enfatiza que a doença meningocócica está associada a altas taxas de letalidade e sequelas de longo prazo entre os sobreviventes, incluindo complicações neurológicas, perda de membros, perda auditiva e paralisia. A bactéria causadora da doença é classificada em 12 sorogrupos.

Onde vacinar

Para receber a vacina meningocócica ACWY, os adolescentes podem procurar a Unidade de Saúde da sua comunidade, munidos de cartão de vacina e acompanhados por um responsável. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 13h às 16h30.

Em Gaspar, as doses estão disponíveis nos postos: ESF Barracão, ESF Poço Grande, ESF Santa Terezinha, ESF Sete de Setembro, ESF Coloninha, ESF Gaspar Grande, ESF Gasparinho Quadro, ESF Figueira, ESF Bela Vista, ESF Margem Esquerda I, ESF Margem Esquerda II, ESF Lagoa e ESF Belchior.

Os moradores da região Central de Gaspar devem procurar a Policlínica Municipal, no setor das especialidades (terceiro piso) para receber a imunização.

Doença Meningocócica

De acordo com informações repassadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, a meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, entre outros agentes infecciosos. Também pode ser causada por agentes químicos, como medicamentos.

Os principais sinais e sintomas são febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas ou arroxeadas na pele ou mesmo hematomas. Em crianças menores de um ano de idade, esses sintomas podem não ser tão evidentes e os pais ou responsáveis devem atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

 

Edição 1955

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.