Gaspar contabiliza 14 casos confirmados de Coronavírus - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar contabiliza 14 casos confirmados de Coronavírus

19/04/2020
Gaspar contabiliza 14 casos confirmados de Coronavírus

Gaspar já soma 14 os casos confirmados oficialmente do novo coronavírus. A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, segue monitorando pessoas com sintomas relacionados a doença. Nessa semana (de 10 a 17 de abril), 247 pessoas procuraram as unidades de saúde da cidade com sintomas respiratórios.

Dos 14 casos confirmados em Gaspar, nove foram confirmados por testes laboratoriais do tipo SWAB/PCR, sendo oito no Lacen e um no Genolab (novo laboratório credenciado). Os outros cinco casos foram através de teste rápido, sendo quatro realizados em Gaspar e um de uma moradora que trabalha em Hospital de Blumenau e realizou o teste naquela cidade. Além disso, outros 43 exames laboratoriais foram descartados e 81 testes rápidos tiveram resultado negativo. “O Governo do Estado já foi notificado de todos os casos de Gaspar. Porém, acreditamos que eles estejam contabilizando ainda somente os casos do Lacen. Por isso, nos boletins estaduais Gaspar ainda aparece com somente cinco casos confirmados”, explica o secretário interino de Saúde, Carlos Roberto Pereira. Ele ainda reforça que são contabilizados apenas realizados e notificados oficialmente, mediante apresentação de laudo técnico.

A faixa etária das pessoas infectadas no município varia de 22 a 78 anos. Gaspar registrou o primeiro óbito por Covid-19 no dia 4 de Abril, sendo que o resultado do exame do morador de 57 anos só foi liberado no dia seguinte. Dos outros 13 casos confirmados, cinco já são considerados recuperados, um está internado na UTI de um Hospital de Blumenau e os demais seguem em isolamento domiciliar. Os moradores de Gaspar que tiveram casos confirmados são de seis bairros diferentes: Gaspar Grande (3), Sete de Setembro (3), Coloninha (2), Barracão (2), Gasparinho (1), Santa Terezinha (1), Bateias (1) e Centro (1). "Em 10 dias dobramos o número de casos confirmados. Isso mostra como essa doença se espalha rápido e como é necessário que todos adotem as medidas restritivas e de segurança recomendadas pelas instituições de saúde", saliente o secretário.

 

 

Edição 1948
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.