Fundo da Infância e Adolescência em pauta - Jornal Cruzeiro do Vale

Fundo da Infância e Adolescência em pauta

28/07/2009

fot10MD.jpgHoje é o dia em que a comunidade poderá escolher fazer a diferença na realidade de centenas de jovens gasparenses atendidos por programas sociais. Às 17h30, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promove sua VIII Conferência e convoca à sociedade a se engajar na campanha municipal para o Fundo da Infância e Adolescência, FIA.
O encontro acontece no Fazzenda Park Hotel e deve reunir aproximadamente 200 participantes em dois dias de debates, palestras e reflexões sobre o tema "Construindo as Diretrizes para a Política e o Plano Decenal", proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Conanda.
A campanha do FIA visa incentivar empresas a destinarem 1% e as pessoas físicas 6% do imposto de renda ao Fundo. "Dessa maneira todo o imposto pago pelo cidadão será aplicado em políticas sociais desenvolvidas em nossa cidade no atendimento às crianças e adolescentes do município", explica a presidente do CMDCA, Claudia Becher.
Além do lançamento da campanha, o encontro visa analisar, definir e refletir sobre a situação dos jovens. "A reflexão deve acontecer em conjunto com a sociedade e o governo para que possamos promover a ampliação da participação e do controle das políticas de atendimento às crianças e aos adolescentes na saúde, educação, assistência social, habitação, transporte, cultura e lazer", avalia.
O secretário de Desenvolvimento Social, Ednei de Souza, revela que o encontro acontece a cada dois anos e esta será a primeira vez que a ação será realizada independente da Conferência de Assistência Social. "Os dois eventos sempre aconteciam em conjunto, mas este ano queremos dar uma atenção maior. Teremos bons palestrantes e toda a comunidade é convidada a participar".
O evento é gratuito e a solenidade de abertura será realizada às 18h30. As destinações ao fundo podem ser feitas até o dia 30 de dezembro.
Confira a programação do encontro no quadro ao lado.

Programação
Terça-feira
17h30 - Credenciamento
18h30 -  Solenidade de Abertura
19h30 - Gaspar: Cidade Educativa - Diagnósticos iniciais do Projeto Quem Educa Quem?
20h - Tema: A descentralização político-administrativa, municipalização e os Fundos Especiais.
21h Coquetel de Confraternização

Quarta Feira
8h - Leitura e aprovação do Regimento
8h30 - Tema: Construindo as diretrizes para a política e o plano decenal
10h20 - Palestra: Articulação das várias esferas de poder e entre o governo e sociedade civil e, articulação, integração e intersetoriedade das políticas, programas e serviços
13h30 - Palestra - A transparência da gestão do estado
15h20 - Oficina: Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes e Gestão da política.
17h - Plenária Final
18h - Encerramento

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.