Frei Carlos Ignácia foi ordenado sacerdote em Forquilhinha/SC no ano de 2003 |
Uma vida dedicada à igreja. Um caminho trilhado pela fé em Deus. Uma trajetória marcada pelos valores cristãos. Um legado baseado no compromisso com a comunidade. O ano de 2020 é marcado pelos 25 anos de vida religiosa de Frei Carlos Ignácia, que atua na Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar.
Frei Carlos é natural de Forquilhinha, no Sul catarinense. Foi neste munícipio que despertou sua vontade de ir para o seminário e dar início à sua vida religiosa. Ele fez sua primeira profissão religiosa franciscana em 1995, em Rodeio. “Profissão vem de ‘professar, declarar, prometer’. Desde cedo, quis viver o carisma franciscano. Desde então, procuro realizar meus trabalhos movido pelos valores do Evangelho de Jesus Cristo”, detalha.
Em 1995, frei Carlos fez o noviciado franciscano em Rodeio/SC. Foto com sua turma |
Conforme declara o frei, primeiro foi preciso assumir o compromisso de viver em pobreza, obediência, castidade e fraternidade. O próximo passo foi ingressar na faculdade de Filosofia, no Paraná. Passados os três anos de curso, fez Teologia, por mais quatro anos, desta vez em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Muito responsável e completamente feliz com o trabalho que exerce, Frei Carlos chegou em Gaspar após conquistar uma grande bagagem.
Frei Carlos Ignácia recebe o habito franciscano em Rodeio/SC em 1995 |
Conhecido pela simpatia e serenidade, frei Carlos leva alegria ao povo gasparense há sete anos. Antes disso, foi diácono em Pato Branco, no Paraná; e prestou serviço em Santo Amaro da Imperatriz (SC); Bauru (SP); e Ituporanga (SC). “Gaspar tem essa marca religiosa muito expressiva. As famílias oferecem muitas vocações sacerdotais à igreja”, reflete. Ele exerce com muito amor a missão de não deixar a fé esmorecer e despertar gosto pelas coisas de Deus por aqui.
Frei Carlos reconhece que os tempos mudaram e, com isso, novos desafios acompanham sua vida: “O religioso precisa, em qualquer tempo, ser uma presença que recorda ao povo os valores do Evangelho. Quer esteja nas pequenas cidades ou nos grandes centros urbanos. Seja, nos meios de comunicação, na educação ou na missão, temos que dar um bom testemunho de vida”.
Questionado sobre o significado desses 25 anos de vida religiosa, Frei Carlos enfatiza a satisfação que sente. “É tempo de agradecer a Deus tudo que vivi. As realidades onde tive oportunidade de trabalhar e pelas pessoas que fazem parte da minha história”.
Diante desse belo caminho percorrido, ele também chama a atenção para a retomada dos bons propósitos que ficaram esquecidos e o anseio de renovar a própria disposição para continuar vivendo a vida religiosa franciscana à serviço da comunidade aonde estiver.
![]() |
Frei Carlos com o ostensório na bênção do santíssimo |
Frei Carlos Ignácia é filho de Pedro e Reinilde. Ele tem três irmãos: Tereza, Luciane e Fabiano. Além disso, compartilha muito amor com os sobrinhos Jaqueline, Maria Vitória, Daniela e Rodrigo. Como o bom coração que tem, também é uma grande inspiração aos sobrinhos-netos Lívia e Henrique.
Nesta terça-feira, 8 de dezembro, haverá uma celebração de agradecimento e renovação dos compromissos religioso do Frei Carlos Ignácia. Será na Igreja Matriz de Gaspar, a partir das 19h, paralelo à celebração da Eucaristia. “Nesta data, mesmo que de casa, peço que todos lembrem de rezar por mim e todos os religiosos que ao longo dos anos passaram por Gaspar. É preciso valorizas as muitas contribuições no cultivo da fé”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).