Finanças: começo de ano é oportunidade para economizar - Jornal Cruzeiro do Vale

Finanças: começo de ano é oportunidade para economizar

18/12/2020
Finanças: começo de ano é oportunidade para economizar

Final de ano é tempo de comprar presentes, trocar de carro, dar aquela repaginada na casa própria ou mesmo viajar. Os trabalhadores recebem dinheiro extra nesse período, quando recebem férias, décimo terceiro salário e outros rendimentos, o que pode parecer uma boa oportunidade para gastar ou até mesmo investir.

Entretanto, é sempre bom lembrar que esse período também traz a necessidade de pagamentos extras, como IPTU, IPVA, seguro de automóvel, seguro de residências e outros compromissos. Dependendo da situação, o momento pode ser mais propício para o pagamento antecipado. Em outros, talvez poupar ou investir seja a melhor opção.

O professor de Economia da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Ralf Marcos Ehmke, lembra que é preciso organizar a vida financeira e pensar antes de fazer qualquer movimento de maior vulto. Na dúvida, é melhor economizar. “Se o seu salário não foi reajustado e os preços estão aumentando, cuidado para não se perder nas contas se o seu orçamento já estava apertado em 2020 e poderá ficar mais difícil em 2021”, alerta o professor.

Ralf explica ainda que itens de consumo básico como alimentos subiram muito. “Compare bem os preços e quantidades para não ser enganado. Alguns itens de feiras livres e mercados públicos estão bem mais em conta do que nos supermercados. Veja essas opções. Pechinche muito os serviços pois terás surpresas pois muitos não estão conscientes da dificuldade presente diante da pandemia e veja que você não está menos prejudicado diante disso”, aconselha.

Sobrou dinheiro?

Você fez as contas, honrou os principais compromissos e ainda sobrou dinheiro? Ótimo, uma reserva para contingências sempre é necessário em tempos de maior incerteza. “Para o dinheiro de emergência fique em opções de rendas fixas tradicionais, sempre pode haver baixas momentâneas em aplicações de renda variável e quando você precisar não poderá calcular bem esse momento. Para 2021 teremos dólar em baixa isso vai acontecer provavelmente e a renda variável de empresas já é um reflexo da economia em recuperação. Mas analise os preços das empresas atentamente, pois se essa for sua opção, estude o mercado até esse momento e consulte boas análises antes de tomar qualquer decisão”, projeta.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 


 

Edição 1982

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.