A Fecam participou esta semana de uma reunião com o secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, e o presidente da entidade e prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, apresentou o projeto Rede de Prevenção a Desastres, elaborado para auxiliar os municípios que sofreram consequências devido a problemas climáticos.
A Rede de Prevenção a Desastres é um projeto desenvolvido pela Fecam com o objetivo de criar uma rede colaborativa entre municípios, governo estadual e parceiros estratégicos. O foco é promover a cooperação e o compartilhamento de recursos, além de facilitar o acesso a financiamentos para a implementação de projetos de infraestrutura urbana, proteção de margens de rios, coleta e tratamento de resíduos, soluções habitacionais, estudos técnicos, planos de contingência e aquisição de equipamentos. A iniciativa visa preparar os municípios para enfrentar desastres naturais, minimizando seus impactos e protegendo as comunidades catarinenses.
A ideia da Fecam é firmar parcerias entre o poder executivo municipal e o governo do estado para fornecer recursos diretos aos municípios, ajudando-os a enfrentar os desafios climáticos. Na reunião, foram discutidos exemplos internacionais de prevenção a desastres e como essa expertise pode ser aplicada aos municípios catarinenses, especialmente aos menores, que muitas vezes não dispõem de tantos recursos para esse tipo de prevenção.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).