
Indignação e revolta são sentimentos que acompanham Crislaine Reinert, 34 anos, há quatro anos. Isto porque em setembro de 2009, assim que seu filho mais novo nasceu, ela foi a diversos Centros de Desenvolvimento Infantil de Gaspar para conseguir uma vaga para ele. Como o filho demorou a ser chamado e ela e o marido trabalham durante todo o dia, Crislaine precisou pagar uma creche domiciliar para a criança por período integral.
Somente neste ano, seu filho conseguiu uma vaga em um CDI do bairro Santa Terezinha, porém apenas no período matutino. ?Depois de quatro anos, ainda encontro muitos problemas em relação à falta de vagas nos CDIs da cidade. O primeiro é que, já que trabalho o dia inteiro, tenho que pagar uma creche domiciliar no período vespertino para o meu filho, além de pagar uma pessoa para buscar e levá-lo. Estou tendo um gasto absurdo?, destaca a mãe. Além disso, Crislaine afirma que outro grande problema é o fato de o filho não estar na mesma creche que a irmã. ?A minha outra filha, de 5 anos, estuda no bairro Gasparinho e ele no Santa Terezinha. Isto faz com que ele não queira ir para o educandário?. A família mora no bairro Gaspar Mirim.
Problema antigo
Esta não é a primeira vez que a falta de vagas nos Centros de Desenvolvimento Infantil de Gaspar causa transtornos à família de Crislaine. Sua outra filha, de 5 anos, também esperou por uma vaga desde que nasceu, sendo que só foi chamada em abril deste ano. ?Por sorte, ela conseguiu uma vaga em período integral em um CDI muito bom da cidade?, ressalta. Para Crislaine, o problema não está na dificuldade em conseguir vaga em um CDI longe do bairro em que mora, mas sim na demora que os pais enfrentam para que seus filhos consigam uma vaga. ?Investir em educação é essencial e ela precisa ser prioridade. É um direito nosso?.
O que diz a Educação
A equipe de reportagem do Cruzeiro do Vale tentou entrar em contato com a Secretaria de Educação durante toda esta segunda-feira, 9, porém nem a coordenadora dos CDIs nem o secretário de Educação foram encontrados.
Construção de novo CDI
O novo Centro de Desenvolvimento Infantil do bairro Sete de Setembro deve ser inaugurado em breve, oferecendo mais de 200 novas vagas às crianças do município. Além dele, a Prefeitura de Gaspar planeja construir mais um ou dois CDIs já no início do próximo ano.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).