Uma exposição diferente, composta inteiramente por trabalhos de estudantes, animou os alunos da Escola Frei Godofredo, localizada no bairro Sete de Setembro, nesta semana. A exposição Tátil, organizada pela primeira vez na instituição de ensino, ocorreu na terça e quarta-feira, dias 20 e 21, e pôde ser conferida por todos os alunos dos turnos matutino e vespertino.
A Galeria Tátil, conforme explica uma das professoras responsáveis pelo projeto, Jaqueline Gouvea Pereira, além de ser importante aos alunos, já que os incentiva a utilizar o tato para descobrir objetos, serve como fonte de diversão e conhecimento. O principal objetivo da exposição é mostrar aos alunos como uma pessoa com deficiência visual também consegue apreciar e gostar de obras de arte. ?Nós vendamos os olhos dos participantes e eles percorrem todo o auditório apenas sentindo as obras. Depois de terem passado por todos os trabalhos, tiramos as vendas para que eles possam realmente ver?, explica a professora de Artes.
As 60 obras expostas foram confeccionadas pelos alunos da 4ª, 5ª, 7ª e 8ª séries durante todo o ano letivo. ?O objetivo é mostrar que o que os olhos não veem as mãos podem sentir?, afirma.
Ideia
A ideia de fazer esta exposição partiu de Jaqueline e do professor de Artes Davi Zimmermann. ?Os dois dias de exposição foram muito legais e temos certeza que os alunos também gostaram por ser algo muito diferente do que eles estão acostumados a fazer?, diz Jaqueline. Com os resultados positivos, os professores já acreditam que no próximo ano a Exposição de Tato pode ser organizada novamente.
Edição 1443

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).