
O latido dos cães pode ser ouvido de longe por quem passa no final da Estrada da Garuba, no Gaspar Grande.
Ali, bem perto do pesque-pague, mora o casal Rogério da Silva e Solange Maria dos Santos com seus 110 cães. A família recolhe os animais que são abandonados nas ruas de Gaspar e adota como seus.
O trabalho é voluntário, porém, gera grandes despesas todos os meses com vacinação, medicamento, idas ao veterinário e alimentação.
Para ajudar o casal, os estudantes do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária da Furb iniciaram uma campanha de arrecadação de donativos que termina nesta sexta-feira, 31 de agosto.
Os universitários estão arrecadando qualquer tipo de ajuda, desde ração até medicamentos para cães e farão a entrega na tarde desta sexta-feira. ?Ficamos surpresos com esta ação, não esperávamos e ela vem em boa hora, pois recebemos ajuda de amigos, vizinhos e familiares, mas cada um dá o que pode e ainda assim nossas despesas são grandes?, comenta Rogério, que receberá os donativos em mãos.
Segundo o morador da Garuba, os 110 cães consomem 18 quilos de arroz por dia e cerca de 100 a 120 quilos de ração por semana.
?É uma grande despesa, mas fazemos isso porque amamos estes animais. Muitos deles chegam aqui machucados, mal tratados e nós cuidamos, levamos ao veterinário e eles ficam bem. Porém, hoje não temos mais espaço para pegar novos animais e as pessoas continuam abandonando eles aqui perto de casa?, relata Rogério.
O amor do casal pelos bichinhos pode ser percebido na fala e na forma carinhosa como tratam os animais. Todos os 110 cães são chamados pelo nome e criatividade é o que não falta para este casal. Zeus, Chocolate, Lucas, Fred, Dalila, Sansão, Alemão, TJ, Batatinha, Sofia, Diana. Os nomes são vários e cada um tem o seu e sabe quando é chamado. ?Assim eles nos obedecem e sabem quando estamos falando com eles?, explica Rogério.
Rotina
Para manter a ordem em meio a tantos animais o casal criou uma rotina e nunca sai de casa e deixa os animais sozinhos. Segundo Rogério, é preciso separá-los por grupos, para evitar brigas e evitar também que eles se machuquem.
O casal acorda cedo e a primeiro atividade do dia é ver se todos os cães estão bem, limpar o local onde eles ficam e alimentá-los com comida salgada. A rotina se repete ao meio dia e ao entardecer. ?Todo dia é assim, não importa se é feriado ou final de semana, sempre repetimos esta rotina?, ressalta.
Quem quiser ajudar
As despesas com os 110 animais são mantidas com ajuda de amigos e também com o salário que Rogério ganha fazendo bicos aqui e ali. Ele conta que trabalhava como caminhoneiro, mas estava sobrecarregando a esposa no cuidado com os bichinhos então decidiu vender o caminhão e agora trabalha onde é chamado, como pedreiro, servente, jardineiro ou o que for preciso.
Como o cuidado com os cães é um trabalho voluntário, o casal aceita qualquer tipo de doações. As pessoas de Gaspar que estiverem interessadas em ajudá-los podem entrar em contato pelo telefone 33324733 ou fazer sua doação até esta sexta-feira, 31, ao meio dia, no Centro Acadêmico Veterinário da Furb, que fica no Bloco J, em Blumenau.
Edição 1419

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).