Envenenamento de animais assusta moradores do Pocinho - Jornal Cruzeiro do Vale

Envenenamento de animais assusta moradores do Pocinho

16/03/2010

cachorromortoMD.jpg

A moradora da rua Da Conceição, no bairro Pocinho, Leidy Nara de Souza, ficou surpresa ao acordar na manhã da última sexta-feira, 12, e encontrar seu cão morto na beira da estrada. O animal de estimação da família foi a décima vítima de envenenamento na localidade.

O fato está assustando os moradores, que se dizem indignados com a situação. "Estamos assustados. Nossa rua era conhecida como a rua dos cachorros, pois todos têm animais de estimação. Mas há cerca de duas semanas esta realidade mudou e não sabemos mais o que fazer", desabafa a moradora.

Henrique Zisinhewiski mora na mesma rua que Leidy e diz já ter visto um funcionário de um restaurante próximo à rua da Conceição enterrando um cão. Três cachorros dele também foram mortos por envenenamento: um ele encontrou agonizando na estrada e os outros dois, ficou sabendo que já estavam enterrados quando voltou de um fim de semana na praia.

O que deixou o morador indignado foi que ninguém sequer tentou conversar com os moradores da rua para dizer que seus animais de estimação estavam atrapalhando. "Não tínhamos ideia do que estava acontecendo até começar a saber das mortes. Matar um animal que não tem como se defender é crime, além disso, a situação é perigosa para as crianças da vizinhança, que podem ter um contato acidental com o veneno", comenta.

Leidy e Henrique pedem para que alguma autoridade tome providências para evitar que novos animais sejam envenenados. "Quem faz isto além de não ter cachorro, não tem coração. Se tivesse não mataria nossos cães", comenta a moradora.

Para o vereador Rodrigo Althoff (PV) a atitude de quem envenena um animal é desumana. O vereador é integrante da ONG Amigos do Verde que além de lutar pela preservação da natureza, também luta em defesa aos animais. "É preciso primeiramente fiscalizar e punir as pessoas que fazem este tipo de monstruosidade, e então conscientizar a população, principalmente as crianças nas escolas, de que os animais são seres vivos que merecem respeito e carinho", opina o legislador.

 

Amigos do Verde

A ONG Amigos do Verde trabalha na recuperação de alguns cães que são maltratados pelos donos e os põe para doação. Eles contam com ajuda de veterinários, mas ainda precisam de um maior apoio, uma vez que são os próprios participantes quem mantêm a organização. Mais informações sobre a ONG podem ser obtidas através do telefone 8412-2002.

 

Grupo de amigos vai doar animais retirados das ruas

Durante o Sábado na Praça especial de Aniversário de Gaspar, que acontece no próximo sábado, 20, a gasparense Franciele de Lima e amigos estarão promovendo a adoção de quatro cães. O grupo trabalha na recuperação de cães abandonados pela sociedade. Os amigos não fazem parte de nenhuma ONG, apenas acreditam que há a necessidade de dar um dono para os animais abandonados. Todos os cães que serão doados foram retirados das ruas, castrados e vacinados por conta do grupo, que tira este dinheiro do próprio bolso.

Este trabalho é feito há cerca de dois anos de forma esporádica, não há metas a serem atingidas e nem um número mensal de cachorros recolhidos. Franciele os define como protetores voluntários, que acolhem os animais conforme a situação financeira e do espaço que cada um tem em casa, pois é lá que eles ficam até que seja arranjado um dono. Quando são poucos cachorros, eles são mandados a Associação de Proteção aos Animais de Blumenau, Aprablu.

 

Adoção

Para a adoção, o grupo costuma pedir documento de identidade e comprovante de residência de quem quer adotar para que seja feito um termo de responsabilidade do dono sobre o cão. Mas os cuidados tomados vão além disso: para ter certeza de que podem confiar no novo dono, telefonam ou visitam a casa dele por seis meses para verificar a situação do bicho de estimação. O principal motivo da participação no Sábado na Praça é divulgar o trabalho e sensibilizar a população sobre os animais abandonados, um problema que está longe do fim, mas que pode aos poucos ser resolvido através da conscientização.

Comentários

claudia
26/11/2010 13:00
Concordo, com o Pedro, sobre ser homem ou mulher o suficiente para poder chegar no dono e falar, ao invés de envenenar os pobres animalzinhos.
Eu falo de coração partido, pois alguns dias a traz, numa noite, tive meus dois cachorrinhos pintcher envenenados dentro do meu próprio cercado, de onde não saiam.
E até hoje não sabemos quem teve a infeliz idéia de tal ato criminoso, pois para mim uma pessoa que pratica este tipo de coisa não pode ser chamado de maneira diferente e sim "criminoso".
Eusélio Deocar Zimmermann
17/03/2010 08:25
É lamentável a irresponsabilidade de muitos proprietários de animais domésticos, tem uma preocupação muito grande com os animais, dizem até que amam, mas esquecem dos seres humanos, maltratam os vizinhos deixando seus cachoros latirem de madrugada, soltam seus bichos a vontade nas ruas para fazerem sujeira em ambientes publicos e privados, alem do risco de doenças e agressões. Essas pessoas praticam o terrorismo pra sociedade todos os dias, como podem amar algo ou alguém, senão a si mesmos.
Denunciar??? Se alguém conhecer um só caso em Gaspar que tenha surtido efeito positivo, por favor me informe!!!
Pedro
16/03/2010 22:02
Vale lembrar que se os animais de estimação estão soltos e porque teve um dono que é mais irracional do que o próprio.

Se o animal esta solto ele não tem culpa e muito menos pode pagar com a sua vida sendo sacrificado de forma desumana e sofrida.

Quem é capaz de fazer este tipo de serviço, deveria de ser Homem ou Mulher suficiente para reclamar com o dono ou fazer queixa na delegacia e não ser covarde maltratando e sacrificando estas criaturas de Deus.
Alexandro
16/03/2010 18:56
Estes elementos que estão contra os animais, ou seja, que não gostam de cachorros, gatos,etc... são os principais suspeitos de cometerem estes atos absurdos. Nada justifica o envenenamento destes pobres animais. Deveria ser feito o mesmo com as pessoas que dao veneno para os animais. Lugar destas pessoas é atraz das grades ver o sol nascer quadrado. Se alguem souber, denuncie.
rachel filipini
16/03/2010 16:42
Pois bem ... eu tinha um cachorrinho ,que vivia dentro de casa .ele não vivia solto pela rua . mas um dia como todos os outros fui passear com ele na rua , quando voltei pra casa ele começou passar mau , enfim ele faleceu , isso porque eu fui passear aqui na minha rua ...já aconteceu de vários gatos aparecerem envenenados aqui na minha rua ,, Existe sim alguém muito maldoso que é capaz de matar esse bichinhos que fazem parte de nossa vidas ,, Esses comentarios acima devem ser de alguem que não gosta de animais...
Franciele Lima
16/03/2010 16:06
É muito importante ressaltar que o proprietário tenha em mente a posse responsável, n deixar seu cão solto na rua, como muitos costumam dizer para dar uma "voltinha", mtas vezes os cães n voltam e como na maioria das vezes n tem coleira com identificação acabam perdidos e maltrados.Quanto ao envenenamento de cães, (maltratar os animais, e deixar o cão preso numa corrente ou trancado num canil) também é crime, se vc souber de alguém que maltrata seu animal de estimação, tente coletar o maior número de provas possíveis e denuncie na delegacia mais próxima. Não se omita !
Rosane
16/03/2010 14:01
Prezado Eleno !
Vc não deve ser conhecedor da realidade em torno dos animais abandonados. A maioria dos cães abandonados são dóceis, amáveis, alguns são jovens, mas a maioria tem mais idade. Não significa, que morderam alguém, qdo são abandonados. As pessoas, apenas, deixaram de amar seus animais, ou nunca amaram, somente os consideravam objetos descartáveis. Os cães são serem vivos, que sofrem, sentem fome e sede, solidão. Vc não deve tem nenhum amor pelos animais, para pensar desta forma. Graças ao meu Bom Deus, que pessoas sensíveis, estão se articulando nesta causa nobre, por estes seres indefesos, e com certeza a partir de sexta feira, a sorte comecará a acontecer pros animais abandonados e maltratados nesta cidade, espalhados por estes bairros, sofredores no silencio..........
Rodrigo Boeing Althof
16/03/2010 14:01
Educação para a cidadania. É óbvio que o proprietário deve ter cuidados para seu cão não andar solto. Mas considerando que nós somos seres racionais, os cães podem sair, fugir, escapar. E nada justifica morte dos mesmos como solução; até pq tem outros meios, que é denunciar. Precisamos de educação e punição a quem faz isso. Por favor, quem souber, faz um boletim na delegacia.
claudio
16/03/2010 12:38
Lugar de cachorro é dentro do cercado e não encomodando a população e fazendo necessidades nas calçadas públicas.
Eleno
16/03/2010 12:05
Ai nao falam onde andavam esses cachorros. Soltos pelas ruas ou em suas casas presos. Cachorro solto e' um perigo pra sociedade. Vai ver foi alguem que ja foi vitima de mordida.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.