Encontro dos ex-seminaristas reúne 350 pessoas em Agudos/SP - Jornal Cruzeiro do Vale

Encontro dos ex-seminaristas reúne 350 pessoas em Agudos/SP

04/02/2020

Rever os amigos, relembrar os velhos tempos, mostrar para a família como era o dia a dia na época de estudante e o melhor: renovar a fé. Esses foram os principais objetivos das mais de 350 pessoas que participaram do Encontro dos Ex-Seminaristas Franciscanos, que aconteceu na cidade de Agudos, no interior de São Paulo, no último fim de semana.

De 29 de janeiro a 2 de fevereiro, ex-seminaristas voltaram ao Seminário Santo Antônio, onde passaram boa parte da juventude, e levaram suas esposas, filhos e amigos para momentos de muita confraternização. Show de talentos, competições esportivas, missas e muito bate-papo fizeram parte da programação.

O encontro deste ano foi ainda mais especial, pois comemorou os 70 anos do Seminário Santo Antônio. “Batemos o recorde e chegamos a marca dos 350 participantes. Foram momentos de muita emoção, reencontros e conversas. Anotem na agenda: em janeiro de 2022 tem mais”, disse Ubiratan Gomes, coordenador do encontro.

Gaspar e Blumenau em peso

Entre os participantes, cerca de 65 pessoas eram de Gaspar e Blumenau. Organizado pelo ex-seminarista e diretor do Cruzeiro do Vale, Gilberto Schmitt, a turma saiu de Gaspar na quarta-feira à noite e retornou no domingo contando os dias para o próximo encontro. “Foram dias de muitas recordações. Revivi muitos momentos de quando era estudante. Poder levar minha família ao seminário é um privilégio”.

Fiorello Nones, que também organizou a excursão, falou sobre o misto de saudades e boas recordações que invadiram o seu coração. “Há sete décadas vivo fortes emoções franciscanas, desde o meu ingresso no seminário de Rodeio, em 1950. O encontro em Agudos serviu para, mais uma vez, revisitar esse passado de boas e saudosas lembranças. Vivemos intensamente momentos que são um misto de saudade e de gratidão aos nossos velhos mestres que souberam, com maestria, incutir a nós o amor simples e profundo por nosso guia maior, Francisco de Assis, que carregamos no peito como marca indelével de nossa vida”. 

O advogado Paulo Luis Schmitt também participou do encontro. “Foi excessivamente emocionante, alegre, descontraído e fraterno nosso encontro com os amigos conquistados quando alunos no seminário de Agudos. Reviver os momentos lá passados foi de suma importância, pois nos sentimos diferentes e transformados pelos anos passados, mas não perdemos a essência de ser seminarista”.

Pelo segundo encontro consecutivo, o também advogado e vereador de Gaspar, Francisco Hostins Junior, dedicou os últimos dias de janeiro ao encontro. “Estar em Agudos é sentir-se mais perto de Deus. O seminário é de uma espiritualidade sem igual. Uma paz de espírito paira em cada corredor. Sentimos a presença forte de Deus e de nosso pai, São Francisco de Assis, a todo momento. O encontro do ex-seminaristas nos faz relembrar de histórias e momentos marcantes da vida de tantos e tantos irmãos franciscanos que por ali passaram e deixaram sua marca nesses 70 anos de seminário”.

Frei Nelson Hillesheim, orientador dos ex-seminaristas, também fez questão de participar desse momento de fé e reencontro. “O encontro dos ex-seminaristas tem como objetivo reunir aqueles que ‘beberam’ da fonte da formação franciscana. Quem participa renova sua fé e espiritualidade franciscana, pois recorda os anos mais lindos da formação humana. Em cada encontro se revive momentos que ficam eternizados como referencial em nossas vidas. Paz e bem!”.

Fotos: Luiz Carlos Zimmermann

Bootstrap Slider
 

 

Edição 1937

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.