Encontro dos ex-seminaristas em Agudos/SP - Jornal Cruzeiro do Vale

Encontro dos ex-seminaristas em Agudos/SP

03/02/2012

O seminário Santo Antônio, em Agudos SP, acolheu de portas abertas os ex-seminaristas franciscanos entre os dias 26 e 29 de janeiro. O encontro é realizado a cada dois anos. Mais de 250 ex-seminaristas de várias regiões do Brasil,  puderam desfrutar de momentos de confraternização, oração e muito lazer com seus familiares e amigos.

Clique AQUI e veja mais fotos do encontro.

Confira abaixo os depoimentos de quem particiou:

?O encontro dos ex-seminaristas franciscanos, em Agudos, é sempre um acontecimento muito importante não só para os Frades do Seminário Santo Antônio, como também para todo o povo de Agudos, principalmente para os fiéis das duas paróquias da cidade. No espírito da comunhão eclesial, repercute também positivamente em toda a Diocese de Bauru. Pois os Frades estão na Diocese há muitos anos com duas Paróquias em Agudos e duas na cidade de Bauru. E no Seminário há mais de 60 anos. A espiritualidade franciscana marcou e marca a ação evangelizadora em toda a Diocese. Os Frades do Seminário em muito colaboraram pastoralmente em toda a região de Bauru. O Seminário é uma referência em toda a nossa região como casa de encontros pastorais e retiros, também de oração e espiritualidade. A Diocese se alegra mais uma vez ao receber os ex-seminaristas neste ano. Como primeiro Bispo Franciscano de Bauru, tenho especial alegria de acolher a todos, suplicando a Deus bençãos e graças pelo bom êxito do encontro. Que a alegria do reencontro restaure em todos o ideal de viver o Evangelho em suas famílias e comunidades, segundo o exemplo do Pai São Francisco?.
Dom Caetano Ferrari, Bauru/SP, Bispo Diocesano.

?Voltar a Agudos é reviver e beber da fonte da sabedoria franciscana.?
Dotti, Joaçaba/SC.

?Eu, como esposa de um ex-seminarista, sinto-me muito orgulhosa de poder participar desta grande família de São Francisco - ?Agudos?. Participo desde o 2º encontro e tive, também, o privilégio de levar os meus dois filhos e irmão, os quais guardam lembranças saudáveis até hoje e querem, dentro do possível, participar futuramente com os nossos netos. Agudos é um lugar sagrado, que me eleva ao Divino, um lugar de muita energia positiva. Fiz muitas amizades sadias e sinceras. Lembranças que a cada dois anos renovamos com muito prazer. Em ?Agudos? tudo tem um sentido sagrado, sacramental, com momentos espirituais e, até, momentos de diversão.
Saulita Odorizzi, Blumenau/SC, Esposa do ex-seminarista Américo Odorizzi

?É sempre bom voltar a Agudos! É minha casa; eu sinto isso!  Nos reencontros, procuro estar sempre disponível, para tudo e para todos! Faço o meu máximo! É isso que me faz feliz, confesso! Cuido dos esportes, das competições (futebol, natação, cartas, pingue-pongue). A cada dois anos, tenho esse encontro marcado com minhas raízes, há mais de 20  anos.?
Márcio Dionísio Gapski,  Curitiba/PR

?Pela 12ª vez consecutiva estive presente. Em Agudos renovamos e fortalecemos o espírito franciscano. Os amigos que reencontramos nos estimulam a levar uma vida mais simples, buscando a paz e fazendo o bem.?
Mario Mattos, Rio do Sul/SC.

?Pela 12ª vez consecutiva estive presente. Em Agudos renovamos e fortalecemos o espírito franciscano. Os amigos que reencontramos nos estimulam a levar uma vida mais simples, buscando a paz e fazendo o bem.?
Mario Mattos, Rio do Sul/SC.

?Os ex-seminaristas franciscanos, sempre, lutaram para que houvesse uma convivência franciscana mais firme entre todos. Sempre reinou a liberdade de se congregarem os que assim o desejassem. Foram quase 30 anos de trabalhos e momentos de crescimento para todos. O essencial é que haja vivencias e troca de experiências existenciais.  Será sempre muito bom as pessoas se reunirem e viverem a fraternidade franciscana.?
Alfredo Scottini, Blumenau/SC, ex-coordenador do encontro dos ex-seminaristas.

?O encontro dos ex-seminaristas é uma oportunidade ímpar de convivência, de valorização, de reconhecimento, de recordação dos bons anos de formação franciscana. Também, trata-se de um tempo  muito rico para reconhecer com gratidão tudo o que a vida proporcionou. A província acolhe, incentiva e apóia esta iniciativa do encontro, sabendo que todo ex-seminarista é um franciscano semeador da paz e do bem.?
Frei Nelson José Hillesheim, orientador espiritual ex-seminaristas

?Sonhos, vida, esperança. Rever amigos, repensar objetivos de vida. Pensar e repensar valores e caminhos que, alimentados pelos sonhos da juventude, ajudaram a construir o que somos no presente e nos impulsionam aos novos desafios do futuro.?
Antonino Caron, Curitiba/PR.

?Participo há seis encontros e é sempre uma grande emoção rever Agudos. O encontro renova o espírito franciscano que procuro viver com minha família. A partilha com os colegas nos faz sermos crianças novamente. A humildade franciscana renasce a cada encontro.?
Alcir Toigo, Chapecó/SC.

?Encontrar-se já é bom, melhor ainda encontrar-se com os amigos que partilharam e caminharam conosco momentos tão importantes e marcantes em nossas vidas. O encontro dos ex-seminarista é a verdadeira arte do encontrar-se e foi isto que ocorreu nos dias 26 a 29 de janeiro no Seminário de Agudos-SP, onde estiveram presentes um grande grupo de ex-seminaristas, familiares , amigos e convidados. A chegada de cada um foi contaminando o encontro, a alegria externada no semblante de cada um ao encontrar-se, as recordações, as aventuras, as peripécias e as mais variadas histórias que cada um se viu no dever de partilhar. Tudo já preparado pelos frades da casa, Frei Thiago, Frei Virgílio, com a colaboração dos incansáveis mentores do encontro, o Provincial dos Ex-seminaristas Alfredo Scottini e seu companheiro Fiorelo Nones, Márcio Gapski, Dotti e muitos outros.
Ao cair da tarde do dia 26 tivemos uma missa de boas vindas presidida por frei Nelson, tendo como co-celebrantes Frei Tiago e Padre Davi - que veio com a turma do oeste catarinense - tendo como organista e animadores o ex-seminarista Nelson Broering e família. Na noite do dia 26, reunidos no anfiteatro da 1ª Ala, Alfredo Scottini desejou boas vindas a todos, repassando as informações de como seria o encontro e também que desejava deixar a liderança, para que outros pudessem colaborar e não deixar a peteca cair para tão significativo e importe encontro. Frei Nelson agradeceu em nome da província franciscana tão importante trabalho desempenhado pelo mesmo e incitou os ex-seminaristas a formar um colegiado com líderes das mais variadas localidades para dar continuidade e reforçar ainda mais os futuros encontros e foi o que ocorreu, sendo eleito Ubiratan Gomes, de Curitiba, como coordenador dos novos encontros e Frei Nelson como Diretor Espiritual do encontro. Frei Nelson disse ainda que cada um deve ser um propagador do encontro, convidando os amigos , especialmente os da turma para reencontrar-se e fazer do próximo encontro um verdadeiro capítulo das esteiras dos ex-seminaristas, com barracas para todos os lados ao redor do seminário.

No dia 27, Frei Antonio Moser (Gaspar), convidado para palestrar no encontro sobre o tema Bioética nos abrilhantou com seus conhecimentos e partilhou suas sábias e prudentes palavras. Foi tão bom e empolgante que iniciou às 9 horas e só encerrou próximo do almoço. Falando em almoço, é um encantamento o cheiro peculiar dos alimentos preparados na cozinha do seminário e o zunzum dos pratos, talheres e conversas durante a refeição.
Na noite do dia 27 tivemos a ?noite dos talentos? no grande anfiteatro do seminário, com as mais variadas apresentações culturais de músicas, dança, declamações de poesia e o teatro improvisado ?reprodução da vida à moda antiga?. Após o coral 25 de julho de Blumenau, sob a batuta de José Carlos Oechler deu um showzaço no saguão da primeira ala apresentando canções alemãs e danças, com a veste típica, regado com a doação de chope trazidos especialmente para o evento. Somente pelas duas da manhã o silenciou voltou a reinar nos corredores do seminário, isto se não fosse a pequena lembrança dos tempos de outrora, colocados em prática nos dias do encontro, onde primeiramente, na madrugada da primeira noite uns rojões soaram no corredor do dormitório do baixo clero e na segunda noite eles ressurgiram no Alto Clero.

Como choveu durante o encontro, somente sábado (28) deu um dia maravilhoso de sol e permitiu atividades externas, futebol, piscina, visitas a gruta, cemitério, fazenda e pomar. Pena que o pomar foi desativado, inclusive com a demolição da casa lá existente para dar lugar a plantação de eucaliptos, sob o argumento de ajudar na manutenção do seminário, que se sabe, pelo tamanho também deve ser as despesas. Frei Nelson também lembrou a ajuda que todos podemos retribuir com o pró-vocações.
Ao cair da tarde de sábado houve a missa solene de despedida e após o jantar a grande maioria retornou para suas casas realimentados com o vigor franciscano e com a certeza que valeu a pena encontra-se e fazer parte desta grande família franciscana e ter momentos de revigoramento participando e já ansioso para participar do próximo encontro, que será na última semana de janeiro de 2014 (quinta a sábado). Paz e Bem a todos?.
Paulo Luís Schmitt, Gaspar ? SC

Comentários

Osmar Angonese
09/02/2015 22:32
Muinto obrigado, por tudo o que eu aprendi neste local
maravilhoso, e agradecer a Deus por ter me proporcionado a oportunidade de Estudar num lugar a onde oferece tanta coisa,tenho certesa que tudo o que eu aprendi na vida. Agradeço ao Seminario.
sergio roberto katz
22/11/2013 22:42
Não saberia contar a história de minha vida sem mencionar minha passagem pelo seminario e os encontros dos ex seminaristas

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.