Nível gravíssimo! Nesta quarta-feira, 25 de novembro, o Médio Vale do Itajaí atingiu a coloração vermelha no Mapa de Risco, assim com outras 12 regiões de Santa Catarina. Isso significa que Gaspar está em alerta quanto à nova tendência de aumento na transmissão do coronavírus. O levantamento serve como balizador do Estado para medidas de combate à doença.
Na última semana, a cidade Coração do Vale confirmou 278 casos. Consequentemente, o número refletiu nas internações hospitalares. No momento, há 15 pacientes internados no Hospital de Gaspar, sendo que nove deles estão na UTI. Diante da realidade, a prefeitura municipal pede a colaboração da comunidade nos cuidados ao sair de casa.
Secretário de Saúde, Arnaldo Munhoz reforça que o comportamento do cidadão mudou. “O crescimento no número de casos coincide com o momento de nítido relaxamento por parte da população em relação às medidas de prevenção”. Ele reitera que, após oito meses de pandemia, as pessoas se acostumaram com a situação e não se cuidam mais como antes.
Outro ponto defendido por Munhoz diz respeito à responsabilidade. “Cada um deve fazer a sua parte. Somente assim vamos vencer essa batalha”. Portanto, a administração municipal novamente destaca a importância de se seguir as normas sanitárias, além de evitar aglomerações. O setor de fiscalização da prefeitura segue ativo, com canal de denúncias pelo WhatsApp 99930-3252.
• Suspensão de atividades em cinemas, teatros, casas noturnas, museus, assim como de eventos, shows e espetáculos;
• Suspensão de concentração e de permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo como parques, praias e praças (com exceção da prática de esportes individuais);
• Suspensão de conferências públicas ou privadas que acarretem aglomeração de pessoas (com exceção de missas e cultos religiosos);
• Limite de 50% da capacidade do estabelecimento para shoppings, centros comerciais e galerias - portaria 743/2020;
• Limite de 30% da capacidade do estabelecimento para hotéis, pousadas e albergues - portaria 743/2020;
• Academias de ginástica só podem funcionar com 30% da capacidade - portaria 713/2020;
• Futebol recreativo está proibido - portaria 664/2020;
• Congressos estão proibidos - portaria 715/2020;
• Feiras estão proibidas - portaria 716/2020;
• Proibição do funcionamento de parques aquáticos - portaria 705/2020;
• Templos religiosos: lotação máxima de 30% da capacidade - portaria 736/2020;
Independentemente das restrições de determinadas atividades de lazer e econômicas, as orientações de prevenção continuam as mesmas e devem ser seguidas por todos. Ou seja, o uso da máscara obrigatório. Higienize mãos e superfícies com frequência (água e sabão ou álcool 70%). Evite contato físico, aglomerações e contato no rosto. O cuidado com pessoas do grupo de risco deve ser redobrado; entre outros.
A Prefeitura Municipal de Gaspar pede que quem esteja com sintomas da Covid-19 procurem atendimento de imediato no Centro de Triagem no Ginásio João dos Santos, no bairro Poço Grande, de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).