Em Gaspar, maior parte do eleitorado é formado por mulheres entre 45 e 59 anos - Jornal Cruzeiro do Vale

Em Gaspar, maior parte do eleitorado é formado por mulheres entre 45 e 59 anos

11/09/2020
Em Gaspar, maior parte do eleitorado é formado por mulheres entre 45 e 59 anos

No dia 15 de novembro, 5,2 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas em Santa Catarina. Em Gaspar, 47.438 eleitores poderão exercer o direito de escolher prefeito, vice e 13 vereadores. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ajudam a entender o perfil dos eleitores na cidade, em uma eleição que terá componentes diferentes em 2020, como a campanha sem a realização de eventos e a utilização da internet e das redes sociais como forma mais presente de propaganda eleitoral.

Dos 47.438 eleitores, 24.582 são do sexo feminino (51.8%) e 22.856 são do sexo masculino (48.2%) o que se aproxima bastante dos dados nacionais tanto de eleitores quanto da população em geral. Quando o assunto é idade, a distribuição é bastante equilibrada, com o maior índice de votantes concentrando-se entre os 45 e os 59 anos, o que representa 26.5% do total. Entre os eleitores cujo voto é facultativo, ou seja, aqueles que não são obrigados a votar, jovens de 16 a 18 anos incompletos somam 179 gasparenses (0.4%). Acima dos 69 anos, são 3.169 eleitores, o que corresponde a 6.7% do total dos votantes.

No que diz respeito à escolaridade, a maior concentração fica entre aqueles que não concluíram o ensino fundamental, com 14.039 pessoas ou 30% dos eleitores. A seguir, vêm aqueles com ensino médio completo, que são 14.471 votantes, ou 22,4%. Há em Gaspar 420 pessoas habilitadas a exercer o direito do voto que são analfabetos, o que corresponde a 1% do total.

O levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda aponta que de um total de 47.438 eleitores, a maioria informou que seu estado civil é casado, com 24.022 votantes ou 50.6%. Pessoas casadas somam 19.204, o que corresponde a 40.5%. Informações sobre a distribuição por bairros ou regiões da cidade não estão disponíveis no relatório do ambiente digital do TRE.

Entre os mais velhos:

Evaristo Spengler tem 91 anos, já foi prefeito de Gaspar e jamais ficou sem exercer a cidadania pelo voto. Ele acorda cedo, dirige seu próprio automóvel e vai à sua seção eleitoral, que fica no Frei Godofredo, logo após a abertura da votação. “Gosto de votar cedo e depois ficar acompanhando as notícias pelo rádio. Depois compro o jornal para ver quem foram os eleitos, tanto prefeito e vice como os vereadores. Acho importante me informar a vida política da cidade”, comentou. Ele se mostrou bem atualizado sobre as notícias a respeito das próximas eleições e afirmou que lê os jornais locais, sua principal fonte de consulta nesse período.

Entre os mais jovens:

A eleição de 2020 será a primeira vez que Paulo Norberto Koerich Jr vai às urnas escolher seus representantes. O jovem de 18 anos tem uma grande expectativa por essa data, principalmente em virtude da responsabilidade que se atribui ao eleitor. “É um sentimento diferente, temos que pensar bastante e votar em alguém que realmente representa os interesses e o bem estar da comunidade”, argumentou. Paulo conta que sempre conversaram sobre política em casa, o que ajuda a decidir pelos melhores candidatos. O acesso às informações sobre as candidaturas de Gaspar se dá basicamente pelas redes sociais, onde acompanha as principais notícias da cidade.

 

 

 

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale

 

Edição 1968
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.