A quarta-feira, dia 9 de setembro, é marcada pela comemoração do Dia do Médico Veterinário. A data especial remete à importância desses profissionais e serve como momento de reflexão sobre os serviços prestados por eles.
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou este ano uma campanha alusiva à saúde pública. A ação nacional é intitulada ‘O médico veterinário também cuida de você’ e aborda quatro setores: segurança dos alimentos, controle de zoonoses, meio-ambiente e o novo coronavírus (SARS-CoV-s). Esses temas estão sendo apresentados à comunidade por meio de entrevistas, peças publicitárias e mídias sociais e servem para mostrar que a atuação do médico veterinário vai muito além das clínicas onde eles atendem os pets.
Em um ano tão peculiar, os brasileiros estão entendendo que os profissionais desta área são fundamentais como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos. Eles também estão ligados às atividades de produção dos alimentos de origem animal; nos laboratórios de análises (solo, água e domissanitários); nas pesquisas; produção de vacinas e de medicamentos de uso animal; e distribuição de medicamentos. Ou seja: os médicos veterinários necessitam de muita dedicação, responsabilidade e constante atualização.
Médico veterinário há mais de 30 anos, Adilson Luis Schmitt é também presidente do Núcleo Regional Associado de Gaspar e Região. Na data em que se comemora o Dia do médico veterinário, ele fala sobre um tema importante: a saúde única. “Essa nada mais é que a junção da saúde pública, veterinária e ambiental. Nesse momento que estamos vivendo, após seis meses de pandemia, está mais que comprovada a nossa importância. Temos conhecimento acadêmico, experiência e bagagem para ocupar qualquer cargo em saúde pública a nível municipal, estadual ou federal. Buscamos nosso espaço e respeito. Em nome de Ricardo Beduschi, nosso primeiro veterinário formado, em 1971; e de Carina Isabela Pereira, nossa mais recente formada na área, em julho deste ano, parabenizo todos os demais colegas”.
Adilson Luis Schmitt
Alexandre Hellmann
Ângela Cristina Semann
Augusto César Wanzuit
Barbara Rainert Soberanski
Bruna Maria Scottini
Carina Isabela Pereira
Christine Natália Felisbino
Daniele Brockveld
Eduardo Zimmermann
Francisco Carlos Deschamps
Guilherme Vilvert Júnior
Igor Magno
Ives Ortigari Júnior
Jaqueline Baehr
Jeferson Zimmermann
Jéssica Duwe
Jéssica Monteiro
Joice Dos Santos
Júlia Reinert
Karla Steiner
Krislei Tiara Bittencourt
Laerte Lanznaster De Quadros Filho
Letícia Gaertner
Luis Fagner Da Silva Machado
Luis Fernando Da Silva
Maicon Valdemiro Schmitt
Maraysa Zimmermann
Maurício Pamplona
Maycon Scottini Tanholi
Michele Pereira
Osnir Giovanella
Patrícia Girardi
Renato Aberlado Beduschi
Tainara Barcellos
Thiago Dotti Dias
Vanessa Duarte Schreiber
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).