Pablo Ricardo Fachini tem 32 anos e mora no bairro Sete de Setembro. Tem formação acadêmica em Administração e trabalhou por vários anos em empresa do setor contábil. Foi candidato a vereador em Gaspar-SC pelo PP. Nas eleições de 2016, foi suplente de vereador pelo PP. Em maio de 2017, assumiu a vaga do vereador licenciado Francisco Solano Anhaia, hoje presidente da Câmara de Vereadores.
Ao Cruzeiro do Vale, o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo falou sobre os desafios da pasta – uma das mais importantes do governo – e as alternativas para continuar crescendo sem esquecer da sustentabilidade e de ações que tragam recursos e empregos pensando no meio ambiente.
Cruzeiro do Vale: O que podemos esperar de sua gestão à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo de Gaspar? Quais as prioridades em cada uma das áreas atendidas pela pasta, já que são realidades diferentes?
A população gasparense pode esperar de mim muito trabalho e comprometimento. Pretendo continuar o trabalho que vem sendo feito pelo prefeito Kleber e sua equipe para que Gaspar continue se desenvolvendo e se tornando cada vez mais forte economicamente. O Turismo é um dos braços da nossa economia e é um dos nossos desafios para os próximos quatro anos. Queremos continuar fortalecendo os atrativos turísticos em parceria com a iniciativa privada e ampliar os serviços de atendimento e desburocratização para atrair e incentivar ainda mais os negócios em conjunto com os empresários e com as entidades.
Cruzeiro do Vale: Uma das maiores preocupações com o futuro diz respeito com a sustentabilidade, um dos objetivos da tua pasta. Como Gaspar está se preparando para receber novas empresas e preservar o equilíbrio e a sustentabilidade, atraindo empresas mais limpas e menos poluentes?
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico trabalha em conjunto com diversos setores da Prefeitura e outros órgãos públicos. Um dos principais desafios que o prefeito Kleber apresentou para os secretários nessa nova gestão foi trabalhar com mais afinco a questão da sustentabilidade. Já estamos, através do MEG e outras iniciativas, trabalhando com o desenvolvimento de vários projetos e estratégias. Além disso, contamos com o apoio da Superintendência do Meio Ambiente para orientar as empresas que têm interesse em se instalar na cidade.
Cruzeiro do Vale: Além da geração de emprego, a secretaria se preocupa em melhorar a renda e a qualidade de vida dos gasparenses por meio do trabalho e da oferta de novas oportunidades de negócios. Quais são os projetos nesse sentido?
Através do Programa DEL – Desenvolvimento Econômico Local, que foi implantado nos últimos quatro anos, temos diversos projetos em parceria com instituições de ensino e empresas privadas. Já foram feitos workshops com os departamentos de recursos humanos de empresas da cidade, por exemplo, com o intuito de ouvir desses profissionais o que eles buscam no trabalhador, o que eles ofertam no mercado de trabalho e o que a Prefeitura e outras instituições poderiam fazer para atender as demandas. Esse encontro resultou em projetos de qualificação profissional como a Feira de Profissões, que foi executado em parceria com a Assessoria da Juventude. São ações como essas que pretendemos continuar executando e aprimorando.
Cruzeiro do Vale: Uma das atribuições da secretaria é desenvolver programas de qualificação e requalificação profissional. Quais programas estão em andamento e quais estão sendo planejados para os próximos anos em Gaspar?
A pandemia trouxe um desafio ainda maior nessa área. Uma das ações já implantadas, e que vamos dar continuidade, é o incentivo para universidades e instituições de ensino investirem em Gaspar. Fizemos uma aproximação muito grande com instituições como o IFSC, a Unopar, a Unicesumar, o Instituto Mix, a FURB e as próprias escolas públicas e privadas. Implantamos a Câmara Técnica de Educação Empreendedora e por meio desta, surgiu o GASPAR PRO que qualifica os jovens para o mercado de trabalho. Queremos continuar e aprimorar essa parceria e ofertar para os gasparenses oportunidade de se qualificar e assim buscar posições melhores no mercado de trabalho.
Cruzeiro do Vale: Os ventos da economia e empregabilidade são positivos na cidade, com novas empresas e novos investimentos a cada ano. Como manter esse crescimento nos próximos anos em Gaspar?
Esse crescimento depende de alguns fatores básicos: a disposição e força da população, que nós temos; a disponibilidade do poder público em estar de portas abertas para receber os empresários e investidores e orientar e auxiliar no que for possível, que nós fazemos; através da SDE SC firmamos parceria com o Investe SC atraindo investidores de outras regiões. Contamos também com investimento em infraestrutura, aprimorando as estradas, abrindo novas vias, garantindo serviços de qualidade, que nós também fazemos. Então, como o prefeito Kleber Wan-Dall fala, o que precisamos é continuar com o pé no acelerador buscando aprimorar os serviços prestados e trazendo novos projetos que tenham essa finalidade. Com a implantação do Espaço do Empreendedor, desburocratizamos e damos agilidade auxiliando os empreendedores e microempresas nos negócios.
Cruzeiro do Vale: Especificamente no que diz respeito ao turismo, a pandemia trouxe prejuízos aos parques aquáticos de Gaspar em 2019. As incertezas com o futuro podem gerar alguma medida de proteção/incentivos ao segmento na cidade?
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo é parceira dos empreendimentos turísticos. Uma das minhas primeiras ações enquanto secretário foi começar a visitar os parques aquáticos para conhecer e me inteirar da situação. Recentemente Gaspar entrou para o TOP 100 Green Destinations, uma certificação internacional de turismo sustentável, justamente com a Rota das Águas. Através do DEL Turismo, estamos buscando constantemente, formas de incentivar o turismo, dentre elas, realizamos um plano de marketing e promoção da Rota das Águas, além de estarmos participando de uma consultoria internacional da Alemanha para a sustentabilidade dos Parques Aquáticos. Um dos projetos que temos como prioridade é finalizar o Plano Municipal de Turismo, promovendo os nossos atrativos turísticos.
Cruzeiro do Vale: Quais são os projetos específicos para incrementar a área do turismo em Gaspar?
Uma das principais metas, como mencionei anteriormente, é finalizar o Plano Municipal de Turismo. Com isso, teremos diretrizes e projetos definidos para guiar tanto as ações do poder público quanto dos empreendimentos privados. Um dos principais objetivos é integrar as rotas turísticas que temos na cidade. Já iniciamos a construção do Parque Náutico, que será um grande equipamento público de turismo, estamos finalizando o Mirante Marco Zero e a intenção é criar um roteiro turístico integrando todos os atrativos da cidade como a Rota Vila D’Itália, a Rota da Linguiça, a Rota das Águas e pontos turísticos como a Igreja, o Morro do Parapente, entre outros. Além disso, através do Green Destinations estamos provendo Gaspar e dando visibilidade a níveis internacionais.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).