A semana começa com novas medidas restritivas em Blumenau. Elas foram anunciadas pelo prefeito Mário Hildebrandt, já estão no Diário Oficial e foram tomadas para frear a propagação do coronavírus.
A principal diz respeito à suspensão do transporte coletivo municipal e intermunicipal. A partir de terça-feira, dia 14 de julho, os ônibus não vão mais circular na cidade. A medida é válida pelos próximos 14 dias.
Por estarem no grupo de risco, os idosos estão proibidos de circularem em espaços que não sejam considerados para atividades essenciais. Ou seja, está permitida a ida da terceira idade às compras de alimentos ou itens de saúde; e comparecimento em exames médicos, por exemplo.
Quanto à abertura de restaurantes e pizzarias, também há novas regras: pelos próximos 14 dias, o atendimento presencial vai acontecer somente até às 22h. Já as lanchonetes, food parkes, cafeterias, padarias, bares, tabacarias, adegas e similares devem encerram o atendimento ao público às 20h. Após esses horários, os estabelecimentos podem funcionar apenas com o serviço de entrega.
Estudantes, pais ou responsáveis devem ficar atentos à suspensão das aulas presenciais até o dia 7 de setembro, seja em unidades municipais, estaduais e federais. A medida serve para a educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e superior.
Ficam suspensas as missas, cultos e demais cerimônias presenciais em templos de qualquer credo.
Em shoppings centers, o atendimento será permitido até 15h de sábado.
Proprietários ou possuidores de imóveis residenciais que promoverem festas, reuniões ou qualquer outra atividade que contenha aglomeração estão sujeitos à multa.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).