Coronavírus: Gaspar inicia vacinação em crianças com comorbidades na quarta-feira - Jornal Cruzeiro do Vale

Coronavírus: Gaspar inicia vacinação em crianças com comorbidades na quarta-feira

18/01/2022
Coronavírus: Gaspar inicia vacinação em crianças com comorbidades na quarta-feira

Atenção, pais e responsáveis de crianças com 5 a 11 anos de idade! Começa na quarta-feira, 19 de janeiro, a vacinação contra o coronavírus para pessoas nessa faixa etária que tenham comorbidades. A imunização será realizada por meio de escalonamento de idade. Portanto, crianças com idade de 10 e 11 anos serão as primeiras a receber a vacina, do laboratório Pfizer/ BioNTech, um imunizante diferente do utilizado na população maior de 12 anos. É uma versão pediátrica, com composição e concentração específica para esta faixa etária. A ação será realizada na Central de Vacinação, no Centro de Conveniência do Idoso (Rua Frei Canísio, no bairro Coloninha), das 13h30 às 16h. São 400 doses disponíveis neste primeiro momento.

Na quinta-feira, dia 20, crianças com idade entre 8 e 9 anos, que tenham comorbidades, serão as imunizadas. Já na sexta-feira, dia 21, podem comparecer na Central de Vacinação crianças com idades de 5, 6 e 7 anos. Para que as crianças sejam vacinadas, elas devem ser acompanhadas dos pais e/ou responsáveis. Em caso de ausência, a vacinação pode ser realizada mediante apresentação de um termo de consentimento por escrito. Além disso, é obrigatória a apresentação de documentos como: CPF, certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência e caderneta de vacinação da criança.

Uma das principais recomendações adotadas pela Secretaria Estadual da Saúde, é que a vacina contra a Covid-19 não seja aplicada ao mesmo tempo em que outras vacinas de rotina do calendário infantil, sendo necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre a dose da vacina contra a Covid-19 e as demais vacinas.

Lista de comorbidades

a) Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher,mucopolissacaridoses e outras);
b) Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);
c) Cardiopatias congênitas e adquiridas;
d) Doença hepática crônica;
e) Doença renal crônica;
f) Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);
g) Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais - Crohn e colite ulcerativa);
h) Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);
i) Obesidade grave (IMC: escore z>+3);
j) Síndrome de down

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 2038

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.