Mais um projeto do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) foi concluído com sucesso. Desta vez, a iniciativa ‘A vida pede socorro’, desenvolvida no litoral do estado durante o mês de fevereiro, envolveu a participação de aproximadamente 1,5 mil veranistas em oito praias: Canasvieiras, Ingleses, Barra da Lagoa, Campeche, Lagoa do Peri, Praia Central, Mar Grosso e Quatro Ilhas.
Com o apoio do Governo do Estado, Projeto Tamar, Corpo de Bombeiros e prefeituras, a entidade distribuiu gibis às crianças. O material, intitulado ‘Os heróis da natureza’, é uma história em quadrinhos que explica como o lixo jogado no mar impacta negativamente a vida marinha. Na oportunidade, os Médicos Veterinários voluntários tiveram como desafio promover uma grande reflexão sobre saúde única.
Marcos Vinícius de Oliveira Neves, presidente do CRMV-SC, afirma que os resultados superaram as expectativas. “Percebemos o interesse das crianças pelo projeto e conseguimos levar nosso recado. Com o apoio de parceiros engajados, colegas de profissão, estudantes e colaboradores do Conselho, ficamos com o sentimento de missão cumprida”.
Ele reitera que o papel primordial de um Conselho Profissional é a fiscalização. “Mas o CRMV-SC também educa, mostrando à sociedade a importância da Medicina Veterinária e da Zootecnia nos mais variados segmentos”. O gibi também está disponível para download no site www.crmvsc.gov.br.
Conforme relatório divulgado pelo Projeto de Monitoramento de Praias, cerca de 30 mil animais marinhos foram encontrados mortos no litoral catarinense no últimos quatro anos. Pinguins, tartarugas e gaivotas são as maiores vítimas. A ingestão de resíduos, como plásticos, por exemplo, está entre as causas. São mais de 6 milhões de toneladas de lixo marinho descartados nos oceanos a cada ano. Isso representa 13 mil pedaços de lixo plástico flutuando a cada quilômetro quadrado de oceano, segundo dados do Projeto Tamar.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).