Conflitos do mundo atual são temas de estudos em sala - Jornal Cruzeiro do Vale

Conflitos do mundo atual são temas de estudos em sala

11/05/2010

 


Entender o mundo de hoje, sua formação étnica e porque ele é deste jeito são apenas alguns dos resultados que a professora Grácia Margarida Russi Prade pretende alcançar com uma série os estudos que fez sobre conflitos do mundo atual com suas classes de oitava série. Cartazes e slides foram produzidos pelos alunos sobre guerras que assolaram ou assolam diversos países, e apresentados durante as aulas. São três turmas de estudantes da escola Norma Mônica Sabel que tem estes estudos em seu plano de ensino e que durante todo o ano voltarão abordar este assunto muitas vezes ao explorarem os continentes na aula de Geografia.


A professora trabalha há três anos com este assunto em suas aulas e, antes, quando trabalhava também com sétimas séries, usava guerrilhas para explanar a situação da América Latina. ?Abordo estes temas para que os alunos possam ter uma visão ampla do mundo, para que entendam a dinâmica da política mundial?, explica. A professora diz que tudo tem causa e consequência e, no caso dos conflitos, às vezes as causas são muito maiores do que se consegue ver apenas acompanhado as notícias. Estão envolvidas nestes estudos também as questões étnicas, religiosas, econômicas e ideológicas. Assim, os alunos conseguem entender a causa destes conflitos, o porquê da existência de movimentos separatistas e terroristas, os fundamentos de suas ideologias e ações. Grácia frisa que embora mostre isto aos alunos, os ensina que nada justifica os ataques terroristas que tanto amedrontam o mundo contemporâneo.


A importância de os estudantes conseguirem enxergar que todas as guerras estão inseridas em um contexto, que têm financiadores que podem sair ganhando com aquilo de alguma forma e os interesses por trás das lutas são mais objetos destacados durante estas aulas. A compreensão de porque estes conflitos acontecem, como ocorrem e de que forma caminham também vem com os estudos de todos estes temas. Desta forma, aprende-se fazer uma análise crítica da situação de muitos países que se encontram em guerra e que sofreram com ela.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.