Há exatos sete meses, em 5 de abril, o Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen) confirmou a primeira morte por coronavírus em Gaspar. Trata-se do empresário Osmar Bernardi, de 57 anos.
No primeiro momento, o falecimento (ocorrido um dia antes, em 4 de abril) foi noticiado como sendo um caso suspeito. No dia seguinte, porém, a confirmação colocou Gaspar na lista de cidades com vítimas fatais da doença.
Osmar era morador do bairro Sete de Setembro, em Gaspar, e proprietário da empresa Alumetaf. Ele tinha problemas de saúde pré-existentes (diabetes e hipertensão) e estava internado em um hospital de Blumenau com síndrome respiratória agravada.
A pandemia de coronavírus começou em Gaspar no dia 18 de março. Na data em que a cidade confirmou a primeira morte pela doença, em 5 de abril, dois moradores já haviam recebido o teste positivo para Covid-19 e outros dois estavam internados em hospitais da região com suspeita da doença.
Passados sete meses desde a confirmação da primeira morte, Gaspar contabiliza 37 mortes e 2.771 testes positivos. 106 moradores seguem em isolamento com a doença ativa e seis estão internados (sendo dois em leitos de UTI). Outras 90 pessoas aguardam o resultado do exame para saber se estão ou não com a doença.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).