3 de fevereiro é dia de homenagear São Brás, o padroeiro das doenças da garganta. Sem poder realizar festejos populares por conta da pandemia de coronavírus, Gaspar vai celebrar a data com duas missas. De acordo com o pároco frei Paulo Moura, às 19h desta quarta-feira acontece na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, no Centro de Gaspar, uma missa em homenagem ao padroeiro. No bairro Lagoa, na Igreja de São Brás, haverá uma missa a partir das 19h30 com a bênção da garganta.
Todas as pessoas que participarem das celebrações devem manter o distanciamento imposto pela pandemia e utilizar máscara.
São Brás nasceu na cidade de Sebaste, na Armênia, no final do século III. Foi médico e abriu mão da profissão para evangelizar.
Em determinada etapa de sua via, decidiu que precisava realizar um retiro no Monte Argeu, onde ficaria na penitência, na oração, na intercessão para que muitos encontrassem a verdadeira felicidade como ele encontrou em Cristo e na igreja.
Depois da morte do bispo de Sebaste, o povo buscou para que ele fosse pastor. Ele, que vivia em uma constante renúncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo. Não por gosto, mas por obediência.
Era um homem corajoso, de coração e pastor das almas. Cuidava dos fieis na sua totalidade e evangelizava com o seu testemunho. Foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse a fé. Por amor a Cristo e à igreja, renunciou a própria vida. Em 316, foi degolado.
Conta a história que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe chegou em sua frente com uma criança de colo que estava morrendo engasgada com uma espinha de peixe na garganta. São Brás parou, olhou para o céu, orou e a criança foi curada. Desde então, ficou conhecido como o padroeiro das doenças da garganta.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).