Começa a campanha nacional de vacinação contra o sarampo - Jornal Cruzeiro do Vale

Começa a campanha nacional de vacinação contra o sarampo

10/02/2020
Começa a campanha nacional de vacinação contra o sarampo

Começa nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, e segue até o dia 13 de março, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. A ação tem como objetivo imunizar pessoas com idade entre seis meses e 49 anos que ainda não foram vacinadas contra a doença. O ‘Dia D’ da campanha será em 15 de fevereiro.

Durante todos os dias uteis da campanha, as unidades de saúde de Gaspar vão atender das 8h às 12h e das 13h às 16h. No ‘Dia D’, o atendimento será das 8h às 17h, sem fechar para almoço (com exceção do Gaspar Alto, que fecha às 15h).
Em Gaspar, nenhum caso de sarampo foi registrado. No estado, porém, de janeiro de 2019 até 25 de janeiro de 2020, foram confirmados 3198 casos da doença. A faixa etária com mais casos é a de 15 a 29 anos, com 73,6% (235 casos).

A doença

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível e extremamente contagiosa. É transmitida por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O período de incubação do vírus pode variar entre sete e 21 dias, desde a data da exposição até o aparecimento de manchas vermelhas ou erupções na pelo. O período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início das manchas causadas pela doença.

Sintomas

Os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5°C); erupções ou manchas vermelhas que surgem da cabeça em direção aos pés (exantema maculopapularcéfalo-caudal), tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta e pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal - as manchas de Koplik.

Prevenção

A vacinação é a única prevenção contra o sarampo. Proteja-se!

 

 

Edição 1938
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.