Por Ana C. Bernardes
?Há muito tempo, trabalhar tinha algumas dificuldades. Hoje, com toda a evolução da empresa, até parece que estou de férias?. É com essa declaração sincera e condizente que Artur Soares, 71 anos, revela a atual situação de uma das maiores empresas da cidade, a Círculo S/A. O funcionário mais antigo da empresa acompanhou a expansão e o crescimento dela e sabe como ninguém da importância para Gaspar.
Enquanto a Círculo festejou o aniversário de 75 anos nesta quarta-feira, 23, seu Artur comemora neste ano 50 anos de serviços prestados à empresa. Durante estas cinco décadas, o morador do bairro Figueira trabalhou no setor de tinturaria e hoje cuida da seção de bordados do mesmo departamento. A rotina tem início às 6h30 e segue até as 17h. Cheio de orgulho, Artur destaca que durante todos estes anos nunca chegou atrasado. ?A Círculo é minha segunda casa e considero grande parte dos funcionários a minha segunda família. Vi trabalhadores entrarem e saírem daqui e pude observar a expansão dessa empresa, que faz parte da minha vida?, registra.
Artur ingressou na empresa em 1963 e lembra que a realidade da Círculo, na época, era totalmente diferente. Os maquinários exigiam muito esforço dos trabalhadores e eram de difícil manuseio. Equipamentos de proteção também eram raros. Outro ponto observado pelo funcionário mais antigo é quanto à infraestrutura do local. ?Não tínhamos refeitório e outros espaços que temos hoje. A empresa cresceu, mudou muito e também começou a pensar bastante nos funcionários. É por isso que o ânimo e a vontade de trabalhar aqui fazem parte da minha rotina?, acrescenta.
Amor ao ofício
O amor pelo emprego possui é visível nos olhos de Artur sempre que relata um pouco da trajetória na Círculo. O sentimento acaba contagiando as pessoas com quem ele convive e, por isso, duas das três filhas também já passaram pela empresa. Para ele, este amor é consequência das oportunidades que recebeu e da forma como é tratado por todos. ?Temos contato com todos, desde funcionários mais simples até a diretoria. Isso é muito importante para mim?, destaca.
Desde que iniciou os trabalhos na Círculo, o empregado mais antigo ficou afastado por aproximadamente seis meses, primeiro devido a um corte de funcionários e, mais tarde, pela aposentadoria. Assim que se aposentou, há 22 anos, ele se ausentou por 60 dias, mas não conseguiu deixar o emprego por muito tempo e logo retornou à empresa. ?Voltei porque precisava e porque gostava muito. Esses dois fatores são importantes. Não consigo ficar em casa por muito tempo, parece que me falta algo?.
Os 1,2 mil funcionários da Círculo são parte fundamental da história, já que ajudaram no crescimento e desenvolvimento da empresa. É por este motivo que a comemoração de 75 anos de atividades foi realizada ao lado de todos. Durante toda a quarta-feira, 23, uma programação especial foi preparada para que todos os colaboradores pudessem participar. O dia comemorativo começou com um café da manhã especial em horários escalonados. Além disso, os funcionários também receberam um almoço diferenciado. O evento principal aconteceu no início da tarde, por volta das 13h, no pátio do almoxarifado, e reuniu grande parte dos colaboradores.
O presidente do grupo Lince, Leopoldo Adolfo Schmalz, e o presidente da Círculo, José Altino Comper, discursaram sobre os 75 anos de história da empresa, lembrando de momentos importantes. Após os parabéns e o corte do bolo, a apresentação de um vídeo contendo parte da história encerrou a comemoração. Além da programação, os funcionários receberam uma toalha bordada com o logotipo de 75 anos da empresa.
Pensando no futuro e projetando produtos inovadores, a empresa Círculo S/A chega ao 75º aniversário, comemorado na última quarta-feira, 23. De uma casa na rua Coronel Aristiliano Ramos, cedida pelo comerciante Júlio Schramm, a um dos mais modernos parques fabris de linhas da América Latina, a Círculo carrega histórias de trabalho, dedicação, crescimento e compromisso com a comunidade.
Embora o passado seja de extrema importância para os atuais administradores e funcionários, a empresa pensa no futuro e na expansão dos produtos e negócios. O diretor presidente da empresa, José Altino Comper, destaca que o espírito empreendedor de Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz, fundador da fábrica de linhas, foi fundamental para que a expansão acontecesse logo após a abertura. ?Hoje, somos líder no mercado neste setor?, enaltece.
A empresa conta atualmente com área de 35 mil metros quadrados, o maior parque fabril de fios para artes manuais da América Latina, e 1,2 mil colaboradores diretos. Desta maneira, são produzidas por mês cerca de 350 toneladas de linhas, que irão se transformar em diversos produtos. Já consolidada no mercado, os administradores da empresa querem levá-la além. ?Há muitos desafios a serem vencidos. O mercado exige isso para que consigamos dominá-lo. Queremos continuar crescendo em todos os sentidos, procurar por novos nichos de mercado e trazer novas oportunidades, pensando sempre no bem estar do nosso funcionário e na qualidade do produto?, ressalta.
José Altino e demais membros da diretoria reconhecem que o setor têxtil está em constante desenvolvimento e, para acompanhá-lo, é necessário buscar o diferencial. Por isso, a Círculo aposta em um centro de desenvolvimento, onde novas ideias sobre como transformar o produto principal da empresa surgem. ?Os clientes adquirem os produtos da Círculo com o objetivo de transformá-lo. Não basta apenas vender, temos que dar ideias e sugestões sobre o que fazer após a compra e, por isso, contamos inclusive com revistas e manuais que auxiliam nesse processo?, revela José Altino.
Plano de internacionalização
Os planos da Círculo S/A para os próximos anos ultrapassam o país. Segundo o presidente, o desafio agora é conduzir a empresa rumo ao primeiro centenário. A empresa já exporta para mais de 30 países, com forte presença na América Latina, mas tem a intenção de ampliar este número e tornar a marca ainda mais reconhecida no exterior. ?Queremos levar um número ainda maior de produtos a outros países?, completa.

É quase impossível falar sobre Gaspar sem destacar a empresa Círculo, maior geradora de empregos e impostos do município, segundo o diretor presidente. O papel da Círculo sempre foi de grande importância à cidade, tanto na questão econômica quanto no desenvolvimento. Hoje a maior parte da linha produtiva da Círculo se concentra em Gaspar, com exceção de alguns poucos serviços terceirizados. ?A empresa e o município de Gaspar cresceram juntos?, afirma Comper. Para ele, a cidade teve muito a oferecer, principalmente em questão de mão de obra, que hoje é uma das maiores preocupações de toda a diretoria. ?Em conversas com líderes do município, sempre discutimos aquilo que poderia ser melhorado. Mobilidade urbana e moradias descentes, com preços acessíveis, são alguns dos pontos que procuramos destacar?, lembra. José Altino revela que esses dois fatores são de extrema importância para atrair trabalhadores e, consequentemente, gerar mais produtos e renda à cidade. ?O que dá vida e energia à empresa são as pessoas e por isso temos que pensar no bem estar delas?.
Edição 1456

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).