As chuvas que castigam a região nos últimos dias agravaram a situação da rua Pedro Carlos Schmitt, no bairro Macuco, em Gaspar. Moradores da localidade alegam que as péssimas condições da rua já foram comunicadas à Secretaria de Obras no fim do ano passado, mas nenhuma providência foi tomada.
O morador Pascásio Luís Schmitt conta que o calçamento colocado na via cedeu devido às fortes chuvas, que carregaram o macadame existente abaixo das lajotas sextavadas, formando um desnível e oferecendo riscos de acidentes. Moradores já não passam pela rua, mas o trecho de cerca de pouco mais de 100 metros oferece perigo a quem se arrisca passar pelo local, principalmente à noite. “Se esse reparo não for realizado logo, a rua precisa ser interditada, porque representa um perigo enorme a quem trafega por ali, principalmente à noite. Já imaginou um motociclista que não conhece o local? Pode acontecer uma tragédia”, denuncia Pascásio.
O trecho recebeu calçamento há cerca de dois anos, mas há algum tempo não tem manutenção ou cuidados da Secretaria de Obras, o que pode é comentado pelos moradores ser notado pela vegetação que cresce à margem da via. O estado de erosão do solo é agravado por uma boca de lobo entupida na rua Bertoldo Schmitt, que dá acesso à Pedro Carlos Schmitt.
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos informa que tem trabalhado na manutenção e recuperação de vias em todo o município. “Infelizmente, a grande quantidade de chuvas das últimas semanas tem prejudicado o serviço, uma vez que não é possível utilizar o maquinário, como patrola, com o solo encharcado. Somente à medida que o tempo firmar será possível retomar as manutenções, de acordo com a prioridade e demanda”, justifica o secretário Luis Carlos Spengler Filho.
Sobre a realidade relatada pelos moradores do Macuco, Lu Spengler garante que as equipes já foram acionadas e que vão averiguar a situação e sinalizar conforme for necessário.
Todas as demandas relacionadas à Secretaria de Obras podem ser solicitadas através do WhatsApp 99930-3342.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).