Cerca de 30 mil pessoas serão imunizadas contra a Gripe A - Jornal Cruzeiro do Vale

Cerca de 30 mil pessoas serão imunizadas contra a Gripe A

08/03/2010

fotopg10abreMD.jpgOs cartazes espalhados pelo Posto de Saúde Central orientam a população sobre o calendário de vacinação contra a Gripe A em Gaspar. A imunização teve início nesta segunda-feira, 8, com a imunização dos profissionais que atuam na área da saúde e indígenas, e segue até o final do mês de maio. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que cerca de 30 mil pessoas sejam imunizadas durante o período.

Angelita Wisbeck, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, explica que é muito importante que a população esteja alerta ao calendário de vacinação para evitar grandes aglomeros nos Postos de Saúde. "A estimativa de vacinação é bastante alta, por isso estamos alertando a comunidade para que apenas as pessoas contempladas venham se vacinar", orienta. Para receber a população e evitar muitas filas, a equipe de Saúde do Posto Central montou duas salas de vacinação, preparou salas nas demais Unidades de Saúde e aumentou o número de profissionais.

Na manhã desta segunda-feira a movimentação ainda estava tranquila no Posto de Saúde Central. Apenas alguns profissionais do próprio posto foram vacinados. Angelita estima que a fase com maior procura será da vacinação de adultos, que acontece nos dias 5 a 23 de abril para adultos de 20 a 29 anos, e de 10 a 21 de maio, para adultos  de 30 a 39 anos. "Somente nestas idades somamos cerca de 20 mil pessoas para serem imunizadas", revela a enfermeira.

Outra recomendação da especialista para evitar filas e com relação às pessoas com doenças crônicas, que serão imunizadas de 22 de março a 2 de abril, junto com as gestantes e crianças de seis meses a dois anos de idade. "Recomendamos que estas pessoas procurem seus médicos antes de virem ao Posto de Saúde para saber se precisam ou não se imunizar. Acreditamos que haverá grande procura neste período pois muitas pessoas não sabem se a doença que possuem são ou não crônicas. Por isso procurar o médico primeiro é muito importante", alerta Angelita.

 

Contemplados

A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. O governo brasileiro - em consenso com sociedades científicas, entidades de classe e representantes de estados e municípios - ampliou a vacinação para outros três grupos: crianças de 6 meses a menos de 2 anos e adultos saudáveis de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.

As vacinas estão sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde ao longo do período de campanha, de acordo com cada etapa. Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo.

 

Confira o calendário de Vacinação

De 08/03 a 19/03: profissionais da saúde e indígenas;
De 22/03 a 02/04: gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos de idade;
De 05/04 a 23/04: população de 20 a 29 anos;
De 24/04 a 07/05: início da campanha de vacinação do idoso;
De 10/05 a 21/05: imunização da população de 30 a 39 anos.

Algumas doenças crônicas para vacinação. Os pacientes devem consultar o médico antes de tomar a vacina para esclarecer dúvidas e receber orientações.

  • Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);
  • Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
  • Asmáticos (formas graves);
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
  • Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
  • Diabetes mellitus;
  • Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
  • Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
  • Doença hematológica (hemoglobinopatias);
  • Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
  • Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
  • Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

 

Comentários

rachel filipini
08/03/2010 18:01
É difícil entender como eu mãe vou tomar a vacina , meu marido tambem e simplesmente meu filho de 2 anos e 5 meses nao está no calendário de vacinaçao .... é obvio que NÃO vou deixa-lo sem vacina vou correr atrás . vou fazer o que me obrigo a pagar a vacina pra ele .....deixo aqui minha indignação... AINDA QUE EU POSSO PAGAR E QUEM NAO TEM PODE ????????

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.