Censo mostra Gaspar no topo da pobreza em Santa Catarina - Jornal Cruzeiro do Vale

Censo mostra Gaspar no topo da pobreza em Santa Catarina

22/01/2012

capaMD.jpg 

Por Fernanda Pereira


fotopg7abreMD.jpgRuas de barro, com alinhamento irregular, lotes de tamanhos e formas desiguais e construções não regularizadas compõem o cenário do Jardim Primavera, uma das cinco localidades de Gaspar consideradas pelo Censo 2010 como aglomerados subnormais ? que são assentamentos irregulares conhecidos como favelas, invasões, grotas, comunidades, vilas, entre outras especificações.

Segundo o Censo, Gaspar possui 1.859 residências nestas localidades, que reúnem 6.120 moradores das mais variadas idades. Os dados colocam Gaspar no topo da lista das cidades catarinenses com maior percentual de famílias residindo em aglomerados de pobreza, com 10,34% de domicílios nesta situação, acima de cidades como Itajaí, que tem um percentual de 1,37%, Blumenau com 6,78%, Florianópolis com 3,40% e Joinville com 1,20%.

Os índices de Gaspar se equiparam a grandes cidades como São Paulo, que possui 9,8% de domicílios em aglomerados subnormais, Fortaleza com 11,5% e Maceió, que possui 10,2% de moradias nesta situação.

Os dados foram levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, durante o Censo realizado em 2010 e divulgado no final de dezembro do ano passado. O último Censo, realizado no ano 2000, não levantou informações referente aos aglomerados e, por isso, não há como comparar o crescimento deste tipo de localidade nos últimos anos.

O que são Aglomerados Subnormais:

O Manual de Delimitação dos Setores do Censo 2010 classifica como aglomerado subnormal cada conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais carentes, em sua maioria, de serviços públicos essenciais, ocupando ou tendo ocupado, até período recente, terreno de propriedade alheia (pública ou particular) e estando dispostas, em geral, de forma desordenada e densa. A identificação atende aos seguintes critérios:

a) Ocupação ilegal da terra, ou seja, construção em terrenos de propriedade alheia (pública ou particular) no momento atual ou em período recente (obtenção do título de propriedade do terreno há dez anos ou menos); e

b) Possuírem urbanização fora dos padrões vigentes (refletido por vias de circulação estreitas e de alinhamento irregular, lotes de tamanhos e formas desiguais e construções não regularizadas por órgãos públicos) ou precariedade na oferta de serviços públicos essenciais (abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e fornecimento de energia elétrica).

Elas escolheram viver nestes aglomerados

fotopg6elzaMD.jpgApesar da falta de infraestrutura no bairro onde mora, Elza Garbin garante que não trocaria o Sertão Verde por nenhum outro local. A senhora de 55 anos mora há 11 na localidade e garante que a amizade dos vizinhos e a tranquilidade são os principais atrativos do bairro. ?Temos problemas, claro, como em todos os bairros. Mas é muito bom morar aqui. A maioria são pessoas que vieram de outras cidades para tentar uma vida melhor em Gaspar e aqui no Sertão Verde encontraram um lugar bom para morar?, comenta a senhora, que é agente comunitária de saúde e, por isso, conhece quase todos os moradores da localidade.

fotopg6ivoneteMD.jpgAlém de ruas de barro, estreitas e sem delimitações de lotes, o Sertão Verde sofre com valas que estão assoreadas e correm a céu aberto, provocando alagamentos a cada dia de chuvas mais fortes. Uma destas valas fica atrás da casa de dona Elza, que garante que este é um dos poucos pontos negativos da bela vista que tem da varanda de sua casa.

Para Roseli da Trindade dos Santos, 47 anos, que também reside no Sertão Verde, o bairro é bom, mas poderia ser melhor. ?Nossas ruas são de barro, o que causa muita lama e pó. Mas gosto de morar aqui. Outra coisa que precisaríamos também é de um posto de saúde?, sugere a moradora.

As ruas de barro deixaram de ser um problema para quem mora na região atrás do cemitério municipal, no bairro Santa Terezinha. A localidade, que também é considerada aglomerado subnormal pelo IBGE, recebeu pavimentação em 2010 e a moradora Ivonete Arieli Frotscher, 23 anos, aprovou o investimento. ?Gosto muito de morar aqui, temos tudo o que precisamos, creche, escola, mercado, ônibus, banco e agora ruas calçadas. O único problema é a insegurança. Muitas pessoas de outras cidades se mudam para cá, pessoas que a gente não conhece?, afirma a moradora.

Resultados apontam perfil das famílias que residem nestas localidades

Os 6.120 gasparenses que em 2010 residiam nas áreas de aglomerados subnormais estão distribuídos em cinco localidades, mapeadas pelo Censo após levantamento realizado através de imagens de satélite de alta resolução e após reuniões realizadas com as Comissões Municipais de Geografia e Estatística, formada por representantes da Prefeitura e da sociedade.
As localidades levantadas em Gaspar são: Jardim Primavera, no Bela Vista; loteamento atrás do cemitério, no bairro Santa Terezinha; Rua Carlos Zuchi Neto, no Bateias; Rua Vitório Fantoni, no Bateias; e o bairro Sertão Verde.
Patrícia Scheidt, secretária de Planejamento e Desenvolvimento, explica que as cinco áreas foram delimitadas com ajuda do Município, que solicitou que fossem incluídas, pois com os dados cadastrados pelo instituto as possibilidades de captar recursos junto ao Governo Federal são maiores. ?Não adianta o município fingir que os aglomerados subnormais não existem e que está tudo bem nestas localidades. Precisamos que estas informações constem nos dados do IBGE para que possamos buscar soluções para os moradores que vivem em situações precárias?, afirma Patrícia.

Perfil

As 1.859 casas construídas nos aglomerados subnormais de Gaspar em sua maioria possuem água encanada, 1.741; a maioria não possui rede geral de esgoto ou pluvial, apenas 332, mas pelo menos 1.268 possuem fossa séptica; praticamente todas possuem coleta de lixo feita pela Prefeitura, 1.857; e quase todas, 1.855, possuem rede de energia elétrica. O perfil de cada moradia foi levantado com o objetivo de mostrar quantas pessoas vivem e quantos domicílios existem nessas áreas, os serviços públicos existentes e algumas de suas características socioeconômicas (composição da população por sexo e idade; cor ou raça; analfabetismo e rendimento).

Apesar dos altos índices de pessoas vivendo nestas áreas de pobreza, se comparados com os resultados nacionais as famílias gasparenses que residem nestas localidades têm condições de vida bem superior às demais regiões brasileiras. No Brasil, apenas 67,3% dos domicílios têm rede de coleta de esgoto ou fossa séptica; 72,5% recebem energia elétrica com medidor exclusivo; 88,3% são abastecidos por rede de água; e 95,4% têm o lixo coletado diretamente ou por caçamba.

Renda

Com relação ao rendimento familiar, os dados mostram que, de todas as famílias que vivem nas regiões de pobreza em Gaspar, 38 não possuem nenhuma renda familiar, 19 vivem com uma renda per capita de até 1/4 de salário mínimo, e 104 vivem com uma renda per capita de 1/4 a 1/2 salário mínimo. Apenas 12 afirmam viver com uma renda per capita de mais de cinco salários mínimos. A renda per capita é a soma do salário de todos os moradores que trabalham, dividida pelo número de pessoas que residem na moradia.

O que o Município está fazendo para mudar esta realidade

Das cinco regiões mapeadas pelo Censo, a que concentra maior número de moradores é a  localidade do Jardim Primavera, no Bela Vista. Segundo a secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt, em breve o Jardim Primavera receberá uma grande obra, orçada em mais de R$7 milhões, que irá melhorar a situação dos moradores e da comunidade do entorno. O projeto de Urbanização do Jardim Primavera já possuía uma carta de anuência da União dizendo que a melhoria da área era prioridade no município. E no ano passado recebeu a aprovação de uma verba do Programa de Aceleração do Crescimento. A Caixa Econômica Federal aprovou o projeto no início deste mês de janeiro e o Município aguarda a liberação do órgão para poder abrir a licitação.

 ?A localidade atrás do cemitério do Santa Terezinha recebeu obra de drenagem e pavimentação em 2010, gerando melhorias tanto no acesso às residências como também o saneamento básico?, explica. Já o Sertão Verde recebeu melhorias na escoagem de água da chuva, com a abertura das valas em 2011. Para este ano, Patrícia explica que estão previstas ainda obras de melhorias na drenagem e pavimentações de ruas.

 Além dessas obras, segundo Patrícia, a preocupação da Prefeitura é também coibir a formação de novos aglomerados, como, por exemplo, a ação realizada para retirar invasores de uma área comunitária no bairro Santa Terezinha, em agosto de 2010.

Edição 1355

Comentários

Pixe
19/01/2017 17:01
Boa tarde, analisando nesta data a divulgação da ONU SOBRE MUNICÍPIOS, Gaspar SC, está no ranking das QUINHENTAS CIDADES MAIS DESENVOLVIDAS DO PAÍS. Site da ONU, destaca outras cidades catarinenses (estamos à frente de muitos outros municípios), independentes de onde as pessoas vieram. Estas estão movendo o progresso e a diversificação do município.
Parabéns Gaspar.
Lilia
24/01/2012 17:28
Boa parte da infância e juventude dos meus filhos foi vivida na cidade de Gaspar e eles, hoje adultos, têm boas lembranças da cidade. Por uma situação alheia a minha vontade, acabei me mudando para Blumenau, mas meu vínculo com Gaspar continua. Eu, como muitas outras pessoas, necessita chegar à cidade todos os dias. O trânsito caótico, a situação de pobreza, dentre outras, não é privilégio de Gaspar e muitas cidades do Brasil passam pela mesma situação. No meu sentir, parece que a inércia tomou conta de todos nós e esquecemos de cobrar dos nossos governantes, ações concretas, as quais foram prometidas e o caos instala-se. A cidade tem problemas sim e não são poucos, mas não podemos deixar que estes sirvam de trampolim para eleição, com promessas que não serão cumpridas. O Brasil não está acostumado a trabalhar com a prevenção e a falta desta, trás consequências danosas e em todos os níveis. (Falta creche, faltam políticas públicas, falta área de lazer para os nossos jovens, enfim, falta muita coisa). Se existem problemas sociais temos que combatê-los eficazmente. A propositura de projetos pode ser sugerida por qualquer cidadão. E devem ser pensados e analisados de forma inteligente, visando o futuro. A crítica pela crítica não nos leva a lugar algum.
Jairo
24/01/2012 16:27
O grande problema de gaspar se resume numa grande invasão de pessoas de outras localidades. Como nao existe um controle de entrada destas pessoas infeslismente temos que conviver com este problema.
nelson
24/01/2012 15:31
Vi todos os comentários,ou quase todos,isto é verdade o comentário da Rose,não temos um parque para nossas crianças,não temos uma área apropriada para fazer caminhada,não temos um espaço público para fazer academia,a não ser no joão dos santos,totalmente fora da cidade,na rua itajaí e francisco mastela, já houve acidentes com vitimas fatais,mas não foi da familia de nenhum destes políticos,pois não foi feito nada até hoje.Acho engraçado o que o císero sisero defende,já moro na cidade a mais de 33 anos,mas não conheço outra cidade de muitas que conheço, tão mal administrada.A briga entre os senvergonhas dos caçiques políticos, que não querem perder a fatia,isto é, que não deixa nossa cidade crescer.Olha para o acesso ao HOTEL FAZENDA,é vergonhoso,se o hotel tirou em primeiro lugar no Brasil,não é por méritos à administração municipal,mas sim nos investimentos do próprio hotel que teve criatividade em oferecer o melhor em técnôlogia e confôrto aos seus usuários,e não pelas estradas cheias de buracos e puêira que os turistas enfrentam.Isto sem falar dos demais lindos pontos de turismo que Gaspar tem.Antes de querer tampar o sol com a peneira meu caro císero vamos considerar tudo isto,não tenho nada contra a pessoa do SR.ZUCHI ,mas ele sabe,se administrar com inteligência,que é diferênte de sabedoria, a coisa vai mudar,e pode dar um gelo nestes políticos confiados que gaspar tem.... é bom nós trocarmos idéias para ajudar o nosso prefeito,quando chegar familias de outro estado ou cidade,em busca de oportunidade,vamos ajudá-las,mas quem tem que vigiar o município é os fiscais,que são os vereadores, que ganham um bom salário para fazerm isto.Até o próprio prefeito deve fazer isto,para que não haja môradias irregulares........ paciência povo gasparênsse...
Aurélio Schimit
24/01/2012 14:27
Amigos " sou nascido e sempre morei na região de Gaspar, assim como meus pais " mas peço cuidado ao culparem as pessoas que vem de fora pela situação. Digo isso porque é mais ou menos isso que aconteceu na alemanha nazista, Hitler culpou os Judeus pela situação econômica que Alemanha se encontrava, quando na verdade era culpa das sanções impostas pelos outros países vitoriosos da primeira guerra.
Existem sim diferenças enormes entre nossas culturas, mas peço por favor a todos que não cultivem ódio racial é muito perigoso a todos, quero lembrar também que a maior parcela de crimes que são acometidos vêm do consumo e tráfico de drogas e os maiores consumidores são a classe média.

Reflitam por favor e não sejamos intolerantes. Abraço
Bruno
24/01/2012 11:59
Nossa, eu acho que não moro nessa cidade que estão falando... é tudo "tão bom" em Gaspar.
É por isso que as coisas não melhoram... os políticos abrem uns buracos aqui e ali, já ganham voto dos ignorantes e se reelegem. Cada povo tem os governantes que merece.
Revoltada
24/01/2012 09:48
Muito me assusta essas manifestações julgando as pessoas que vem de fora... Não sou nem gasparense nem catarinense, minha família veio morar aqui em busca de melhoria de vida, considerando que Gaspar é uma cidade industrial, o que proporciona muitos empregos, além de ser uma cidade boa e tranquila pra se viver (como relatado em outros comentários). Hoje, após 18 anos que minha família residi no município, temos casa própria, tenho irmão formado, estou cursando ensino superior e estamos caminhando bem... Digo isso pra mostrar que quando se tem oportunidade, é possível sim, viver em outra cidade, começando do zero. Por isso é hipocrisia colocar a culpa toda em cima desta população não gasparense, é necessário pensar meios para que estes possam crescer e viver como todos os outros cidadãos.
Gasparense
23/01/2012 16:27
Tem é que parar de vir gente de fora pra cá... devia ser feita uma lei que proibisse gente de outros estados aqui e ai vcs irão falar do direito de ir e vir das pessoas... mas o que eu to falando é o que todo Gasparense tem vontade de dizer e não diz ...tá virando um aglomerado de gente como de casas e pequenos prédios... os bairros que antes eram considerados bons estão ficando perigosos... os agricultores antigos deixam suas terras para os filhos que não seguiram a profissão dos pais e esses filhos numa busca desenfreada por dinheiro e status ao invés de darem valor ao suor e as lágrimas e muitas vezes até o sangue de seus pais derramados em cima daquelas terras, as vendem para fazer loteamentos com terrenos ridiculamente pequenos sem nenhuma infraestrutura... e a paisagem visual, a paz e a tranquilidade do povo filho de Gaspar vai embora... eu sou filha de agricultores, muitas vezes eu vi meu pai chorar sentado ao lado do fogão a lenha preocupado com sua pequena plantação, ele aos 73 anos de idade trabalha na roça de sol a sol e sofre por não ter o mínimo, e às vezes temos vontade de dizer a ele: Pai vende isso tudo e tenha uma velhice de descanso você e a mamãe.

Mas ele sempre nos diz:

Meus filhos, nesse pequeno pedaço de chão de onde tirei o sustento para criar todos vocês à Sangue, Suor e Lágrimas...

Então eu peço a todos os agricultores e filhos de agricultores, parem de vender suas terras, deem valor ao suor que vcs ou seus pais derramaram sobre ela... não tendo terra pra construir, essas pessoas não terão onde morar e irão voltar de onde vieram e nossa cidade vai voltar e continuar sendo uma cidade linda e segura.

E quanto ao Prefeito de Gaspar eu só tenho a agradecer.
Maria da silva
23/01/2012 15:31
depois dizem q nao tem censura!!! cadê meu post???? bando de babacas!
Maria
23/01/2012 14:09
apesar de realmente não ter lazer para nós, Gaspar é um cidade muito boa para se morar.. e vamos combinar, todos aqui dizem que querem uma cidade melhor, que o transito é infernal são cheios de blá blá blá, e quando se é feito alguma coisa ficam de reclamação? eu moro no centro da cidade, minha casa é ''de frente'' para as obras.. tem muita poeira dentro de casa, tem dias que é impossivel andar nas ruas,e diversos outros problemas, mas tenho conciência que é pra melhoria da nossa cidade.. e a questão da cidade ''bonita'' vou achar minha rua muito mais charmosa com o asfalto e a nova calçada, paciência é fundamental, não estou querendo dizer que a obra tem de durar anos, jamais.. mas gente não é bem assim, antes de qualquer melhoria, vem as obras, os transtornos..
Lindair Maria Lanz Schneider
23/01/2012 13:59
Lindair Maria Lanz Schneider
Cientista Social

Lendo a reportagem e todos os comentários, não me assusto com tantas farpas trocadas; é natural que nós indivíduos politizados, tentamos encontrar as verdadeiras razões pelas quais obtemos esse alto índice de pobreza demonstrada pelas pesquisas feitas pelo IBGE. Através da sensação de pertencimento que o próprio território nos dá, cometemos erros quando julgamos pessoas vindas de outras cidades ou estados para tentar uma vida mais digna aqui em nossa cidade, onde muitas vezes pensamos ser somente nossa, e nos esquecemos da liberdade de ir e vir que a própria Constituição, nossa lei maior, nos proporciona.
Um dos pontos positivos que percebemos, é que o nosso município ao atrair tantos indivíduos em busca de um futuro melhor, demonstra ser um bom lugar para viver.
É óbvio que devemos estar conscientes que o que forma toda a sociedade somos todos nós, é a junção do governo com a sociedade civil; se cada um de nós desempenhar da melhor forma possível, o seu papel, podemos melhorar nossa qualidade de vida.
Imaginem vocês, alguém que chega à essa cidade, vindo de uma região com maiores dificuldades apresentadas aqui, levará muito tempo até que consiga se instalar de forma adequada, pois sendo operário em uma de nossas indústrias, o seu salário pode ser de R$ 800,00 à R$ 1.500,00 dependendo de sua função, experiência e grau de escolaridade, e por outro lado temos os sonhos desses cidadãos e a especulação imobiliária, onde os terrenos estão na faixa de R$ 60.000,00, 70.000,00 ou mais, dependendo da localização, ou seja, levará muito tempo até que esses sonhos de um bom terreno e uma bela casa se concretize. Quando não há alternativas, esses novos moradores da nossa cidade, vão fixar-se onde o seu salário alcança, criando novas vilas e becos, tão desprezíveis aos nossos olhos. Isso se dá também aos nossos filhos, que vão constituir família e precisam de um local para se instalar.
Não devemos apontar e dizer a culpa é somente sua, ou do governo ou de outra instituição social, somos um conjunto, nossas decisões, mesmo individualista, interfere no todo. Podemos com certeza mudar essa estatística, através de políticas públicas, que é pressão da sociedade civil sobre nossos administradores, além de nunca deixar de sonhar e fazer nossa parte adquirindo mais conhecimento, para que consigamos entender melhor nossos direitos e deveres.
Gasparense
23/01/2012 12:58
Já que a discussão partiu para o lado político (o que não é ruim), gostaria de ver todas essas pessoas que se expressaram aqui, começar a levantar estas colocações nas campanhas eleitorais que acontecerão este ano... Pois se nos mostramos cidadãos preocupados com nosso município, o melhor momento de cobrar ou sugerir algo, é nas campanhas quando se é exposto o que o candidato defende e também espaço para novas discussões e sugestões. Não basta "soltar os verbos" quando uma realidade vem à tona (como esta reportagem), para avançarmos é necessário irmos onde nossa voz será realmente ouvida.
Rose
23/01/2012 12:51
Tem algum lugar em que as obras já acabaram, definitivamente? Pelo menos nos três/quatro bairros que eu circulo, as obras não terminam nunca... fecha buraco, abre de novo....ninguém aguenta mais viver em meio a tanta sujeira. Gaspar era uma cidade pelo menos "bonitinha", agora nem mais isso... será que estão esperando pra inaugurar tudo no final do governo???
Sem falar na qualidade de vida... viver bem é mais que ter casa e comida. Aqui não tem praças, não tem lazer, não tem nem onde caminhar pra fazer exercício físico (só no acostamento da Rua Itajaí... afff!), as calçadas todas quebradas... o povo também quer morar numa cidade bonita, isso também é importante para viver bem!
Maria
23/01/2012 12:41
quanta hipocresia.. nosso prefeito Celso não foi uma ''exelência'' como resalta Cicero, e nem tão ruim como outros estão a dizer.. Ele está fazendo seu papel. Pode fazer melhor sem duvidas, mas muita coisa nessa cidade ''andou'' nas suas administrações...
Vamos ser coerentes.. não adianta de nada ficarem ai trocando farpas, temos de reconhecer os erros e claro os apontar, mas sem ofenças, sem grosserias, que isso não mudara de nada.. e também aos que não simpatizam, tenhamos humildade para reconhecer os seus feitos.
Maria da Silva
23/01/2012 11:27
Concordo Júlia!!! deve ser muito pobre mesmo esse povo do Jardim Primavera!!! é uma vergonha invadir terra alheia e dizer q não tem condicões para adquirir suas coisas, sendo q a primeira coisa que constroem é quatro estacas pra colocar o carro embaixo! VEJA BEM: carros bons!!! Ja vi Vectra, Gol... que são carros melhores do que o meu q paga imposto, plano de saúde, Iptu... Acho q vou levar uma lona e me assentar por lá tb!!! ta ficando fácil a coisa né??? Vadiagem na nossa cidade cidade não! voltem pra terra de vcs!
divon azevedo
23/01/2012 08:37
A questao é estamos no Brasil pobreza e desigualdade social existe em qualquer estado.Os governantes que estao la em cima (Brasilia) tem poderes para mudar isso,mais falta vontade ou interesse deles.agora eles estao mais preocupados com a copa do mundo que vem ai.
Julia Pereira
22/01/2012 20:44
A pobreza vem de outros municipios e estados, e simplismente se instala em Gaspar. Blumenau com uma administração eficaz, isso não se cria, apenas não permite invazão (algo que é crime), eles tem bom carros e não tem casa, como pode?
LUCIANO DA CUNHA
22/01/2012 10:32
caro luciano butsch relembre 8 anos atráz o índice de criminalidade e o números de carros em Gaspar, a cidade cresceu e nada se fez para melhorar a cidade.

caro amigo CICERO não se iluda. Não tenho nada contra o prefeito e sim contra o PT, pois quem governa é o partido e não o prefeito,queria realmente que fosse verdade o que você pensa, ele esta fazendo sim,mas porque só agora que tem eleição é estrategia do PT, para mais 4 anos, ele teve 8 anos de mandato se fosse a metade do que você relata Gaspar não estaria no caos que está.

Não se dá comida a quem tem fome num mês e nos outros meses seguintes como será? Chega de ipócresia.
Paulo Henrique
22/01/2012 07:17
Dr. Herculano

Este tal de Butsch, que deve ser um embuste do PT ou um que vive e mama na teta da administração de Gaspar e se esconde em pseudônimo - por covardia ou vergonha -, não sabe ler ou se leu esta reportagem, não compreendeu nada. Se compreendeu quer mudar a realidade da cidade ou quer o jornal a acoberte como os outros veículos de comunicação acobertam por medo, incapacidade ou porque estão com rabo preso com o PT e a administração municipal. Só pode ser.

Não se trata de pesquisa, não se trata de números inventados pelo Jornal. Trata-se de uma dura, infelizmente, realidade levantada pelo Censo 2010 do IBGE, um órgão de estatísticas do governo brasileiro hoje comandado pelo próprio PT. O senhor Butsch quer nos dizer agora que o IBGE contou erradamente os favelões de Gaspar. Era só o que faltava. E quer misturar uma coisa que deu certo com outra que mancha a imagem da cidade, do PT, da administração de Celso Zuchi e seus assessores vindos de fora.

O tal hotel só se tornou exemplar porque o seu dono investiu nele e não esperou pelo apoio do município, o qual nem uma política de turismo e incentivos possui - basta ver como estão os acessos as cascatas, basta ver onde está a secretaria de Turismo... Se precisasse de apoio, talvez o tal hotel já teria saído de Gaspar.

Mas, ao dono daquele hotel modelo muito cuidado. Em breve aquela bela área que o cerca virará um aglomero rural e ai, adeus ao orgulho e o título nacional que possui. Adeus aos seus hóspedes que vem de todo o Brasil e exterior graças a atuação competente da sua área comercial. É senhor Butsch... realidades não se mudam.
Luciano Butsch
22/01/2012 02:56
bom vejo que o Leandro esta mais perto da razão pois algum tempo atras foi falado que Gaspar estava na lista de cidade boa para se morar e agora vem com essa história...Bom é melhor ficarmos todos atentos o ex é o Enem que todos os anos escapa alguma informação sendo que sempre falam que é um sistema bem protegido.Sera que essa pesquisa é verdadeira o sera mais interesse politico mesmo.Me desculpe respeito muito o trabalho Gilberto mas acho que ele foi fundo demais nessa pesquisa e com muita clareza vem nos dizer que Gaspar em menos de três ou quatro meses onde o hotel fazenda foi eleito o melhor hotel do Brasil como lembrou o amigo Vanilson vamos ver as verdades povo gasparense nós merecemos o melhor como qualquer outro cidadão que trabalha e paga seus impostos em dia QUEREMOS RESPEITO...
Cicero o Sincero trabalhador
21/01/2012 19:32
LUCIANO DA CUNHA, você falta com a verdade pois Pedro Celso Zuchi, pois ele ainda anda com o mesmo carro de quando ganhou as eleições. Ele muitas vezes tira dinheiro de seu bolso para pagar obras e fazer caridade, ele faz por Gaspar o que nenhum quebra-tigela já fez.
O homem é um santo, algum dia no futuro ele terá o nome em uma grande obra em Gaspar, claro esta grande obra será feita por ele, como a nova ponte e o anel de contorno.

Luciano da Cunha, engraçado é ter uma ponte com o nome de um ex prefeito de Blumenau o Hercilio Deicke, isto já demonstra o que venho falando a dias, Pedro Celso Zuchi é a soma de tudo o que já sentou na cadeira de Prefeito.

Quem sabe eles possam clonar o nosso prefeito mais de 5 mil vezes, e colocar um em cada municipio do Brasil, pois só assim este Brasil vai para frente.
Roberto Carlos
21/01/2012 12:43
Cicero, você já deu umas voltas pelos bairros do municipio?
Já que não tens nada o que fazer no final de semana, dá uma voltinha para ver os buracos e o abandono do município.
Não beba demais pois você podera não enxergar os buracos.
LUCIANO DA CUNHA
21/01/2012 11:13
cicero sincero e trabalhador quanto o prefeito está ta pagando para defender ele, seus comentários são ridículos, como vai a ampliação da telelagem do pedro celso zuchi, nem o nome correto do prefeito você sabe.
Paulo Henrique
20/01/2012 22:50
Esse pessoal do PT é acostumado a mudar, maltratar e manipular números a favor deles. Agora, o sr. Wanzuit quer nos dizer duas coisas: que o Censo do IBGE é uma farsa e que a proporcionalidade deve ser eliminada do universo das comparações (matemáticas, sociológicas, amostragens, acontecimentos, incidências...).

Esse pessoal precisa além da pobreza material, também das trevas do conhecimento para sobreviver e enganar os mal formados e ignorantes de todos os tipos, os quais, infelizmente, são a maioria neste país, mas não nesta cidade (por enquanto, porque a importação deles como mostrou a reportagem, está acelerada).
luciano da cunha
20/01/2012 19:27
lógico a exploração de mão de obra,é só perguntarem para qualquer paulista,paranaense ou gaucho que nesses estados o mesmo emprego o salário é maior que aqui, porem,á poucas vagas de trabalho nesses estados,por isso eles vem trabalhar em Gaspar.

tenho uma sobrinha que trabalha num posto de gasolina em Timbó Grande oeste catarinense ela ganha 1.460,00 e só trabalha la a seis meses.QUANTO GANHA UM FRENTISTA EM GASPAR?
Cicero o sincero trabalhador
20/01/2012 18:22
Gilberto isto faz parte da estrategia criada pelos ricos e poderosos desta cidade para tentar esfraquecer o nome do otimo administrado do municipio de Gaspar, agora iram aparecer estes tipos de mentiras pois é ano eleitoral.

Gaspar nunca esteve tão bem, todos os indicadores apontam para um excelência da Saude, Educação, Transporte Urbano, Mobilidade Urbana, Reforma da Ponte e inicio da construção da nova, construção do anel de contorno, construção do elevado, obra no morro da igreja, revitalização com o dinheiro público das ruas centrais, abertura de mais de 500 vagas em creches, valorização dos servodores públicos. Celso Zuchi tranformou 3 anos de administração em 30 anos de prosperidade, algo jamais visto anteriormente.
Ana
20/01/2012 17:50


A questão não é se é bom morar aqui ou não e sim a pobreza que há na cidade sim.


Para quem acha que essa infromação não bate, é só dar uma voltinha nos bairros da nossa cidade. Falta infraestrutura para muitas famílias em muitos bairros.

paula
20/01/2012 16:33
moro em Gaspar a 20 anos e adoro essa cidade,pra mim e sei que pra muitus que aqui moram essa é a melhor cidade pra morar,ja fui morar na capital (inclusive estou aqui agora)e acho que tem bem mais pobreza do que Gaspar.pensem nisso
Antonio Luiz da Silva
20/01/2012 15:49
É verdade que temos uma infraestrutura ineficiente ainda.
Porém, alguns dados de outras cidades estão no mínimo errados; pois vou citar só de Joinville e a européia Blumenau; eu conheço, e a realidade não é esta.
Está na hora de politicos, empresários; igrejas e população serem mais ativos; pois do céu não virá, temos que nos unir ainda mais para ter a solução de nossa infraestrutura.
Pois criticar não resolve; se resolvesse o Herculano Colunista ja teria resolvido com os politicos atuais.
nelson
20/01/2012 15:17
Eu não fico surpreso com este numero, pois conheço o centro e os bairros.Imagine quantos meses nós estamos com o centro da forma que está,os lojistas sofrendo com poeira,com sujeira,péssimas vendas,MAS OS TRIBUTOS, não tem perdão.Vá para os bairros e verifique as condições das estradas que está em péssimas condições,no interior do município, sâniamento básico não existe, casas irregulares não tem fiscalizaçõa de forma nenhuma.Os vereadores,o que favôresse à eles é pra já.Porque não trabalham pelo salário que ganham, e fiscalizam e correm o município,como fazem para pedir votos, andam meses,sem medir esforços,depois que estão la dentro,olha só SR. prefeito,que vergonha,cidade com tantos empregos,facilidade de acesso a muitos segmento,como porto, aeroporto,brs. federais.Isto é vergonha,não é verdade povo gasparensse?
EU
20/01/2012 14:44
Como diz o Vanilson, os turistas vem à Gaspar para ver a pobreza, nééé
Eduardo Wanzuit Ferreira
20/01/2012 14:43
pena que nao são todos os comentários que o jornal tem CORAGEM de postar nesse site... que vergonha jornal cruzeiro do vale, onde esta a transparencia??? lamentável... mediação de post = censura, certo???
Robson Frassão
20/01/2012 13:51
REFLEXO DA ADMINISTRAÇÃO,SE ELES FOSSEM UM POUQUINHO PELOS "pobres" ISSO SERIA BEM DIFERENTE!!!!!!!!!!
Eduardo Wanzuit Ferreira
20/01/2012 13:15
Essa porcentagem de 10,34% é em relação ao numero de habitantes!!
Não significa que estamos no topo da pobreza em Santa Catarina!!
Botando em consideração os 6,78% de Blumenau, eles têm muito mais população em aglomerados subnormais do nossa querida Gaspar!!
Em números totais, Blumenau tem 23.131 habitantes, Florianópolis 17.573, Joinville 7.198 e então vem Gaspar com 6.120!!! Esse é o topo?!
Estudos servem para ser estudados, assim como matérias foram feitas para expor a realidade!! ;)
vanilson
20/01/2012 12:48
Em poucos meses, Gaspar recebe dois ''premios'' distindos:

1) Possui o melhor hotel-fazenda do Brasil;
2) Está no topo da pobreza em Santa Catarina.

Parece que as coisas não estão ''fechando'' muito...
Leandro
20/01/2012 11:16
Achei meio absurdo esse número, 10% é demais.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.