Gaspar deu início ao primeiro Censo Animal do município, uma iniciativa desenvolvida pelas secretarias de Assistência Social e Saúde. A primeira reunião de alinhamento aconteceu na última semana e reuniu equipes para organização das etapas do trabalho.
O objetivo do censo é mapear a população de cães e gatos em Gaspar, por meio da coleta de informações sobre microchipagem, vacinação, castração, entre outros indicadores. Com esses dados, será possível planejar políticas públicas mais eficazes e direcionadas, priorizando áreas com maior vulnerabilidade ou concentração de animais em situação de risco, além de otimizar a aplicação dos recursos públicos.
Como parte do processo, foi realizada uma capacitação para os agentes comunitários, que serão responsáveis por coletar as informações durante as visitas domiciliares. Entre os dados registrados estarão a quantidade de animais por residência, espécie, condição de castração e outras informações relevantes para o mapeamento da realidade local.
Para casos envolvendo animais de grande e médio porte, a orientação da Diretoria de Bem-Estar Animal é acionar a Cidasc, pelo telefone 0800-643-9300. Já para denúncias relacionadas a animais silvestres, o contato deve ser feito com a Polícia Militar Ambiental, pelo telefone (47) 3221-7395.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).