Celesc faz corte sem aviso prévio - Jornal Cruzeiro do Vale

Celesc faz corte sem aviso prévio

28/08/2009

32MD.jpgQuando chegar em seu destino final, a cidade de São Paulo, o caminhoneiro Gerônimo Scopel terá de explicar o atraso na entrega de sua mercadoria. O motorista perdeu mais de quatro horas de trabalho enquanto esperava pelo retorno do abastecimento de energia elétrica no Auto Posto Testoni, essencial para realizar a troca de frete e seguir viagem.
O serviço foi cortado sem aviso prévio pela Celesc no início da tarde de ontem, quinta-feira, e deu prejuízos a caminhoneiros e comerciantes que possuem estabelecimentos próximos ao local. "Preciso estar em São Paulo até meio dia desta sexta-feira. Estava no meio do serviço aqui quando a energia foi cortada. Preciso esperar, não tem outro jeito", lamenta Gerônimo.
Em menos de 30 minutos, mais de 15 caminhões e outros veículos se acumularam no pátio do Posto enquanto aguardavam o retorno do serviço. Do outro lado da rua, funcionários da empresa Engecel realizavam a troca dos fios de baixa tensão de um trecho da rede elétrica do bairro. Cerca de sete estabelecimentos comerciais e dez residências ficaram sem energia elétrica por aproximadamente cinco horas.
Um dos funcionários do Posto, Aurélio Spengler, conta que todos os serviços ficaram parados pois o local trabalha com um sistema online. "Eles não podem simplesmente cortar a energia sem avisar. Deveriam ter escolhido um dia melhor para fazer isso, como domingo de manhã por exemplo, quando o movimento é bem menor", destaca.
Aurélio trabalha no local há cerca de 17 anos e revela que é a primeira vez que passa por uma situação semelhante.
Lodemar Spengler, que possui um serviço de lavação de caminhões e outros veículos menores na área, contabiliza um prejuízo de aproximadamente R$ 300. "Preciso de energia para o funcionamento das máquinas de lavação. Nesse tempo daria para ter lavado uns dois caminhões e uns 10 carros", lamenta.

Celesc
O gerente da Celesc de Gaspar, Agenor da Cunha Peixoto, explica que o desligamento para manutenção da rede já estava programado, mas reconhece que houve uma falha na comunicação do serviço. "O procedimento diz que todos deveriam ser avisados. Agora estamos fazendo um levantamento do porque estes consumidores não receberam o comunicado", acrescenta.
Agenor avalia que houve de fato um transtorno e afirma que a autarquia já está trabalhando para amenizar o problema. "Queremos ver se houve mesmo um erro aqui da Celesc", finaliza o gerente.

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